HUB COM MODERNIDADE
Inaugurado em 03 de maio de 1957, antes mesmo da capital federal, o Aeroporto de Brasília é, desde então, um importante centro de conexões do país. Hoje, considerado um dos principais hubs sul-americanos, o Terminal transporta mais de 19,8 milhões de passageiros anualmente.
Em 2012, a administração de todo o sítio aeroportuário passou a ser realizada pela Inframerica. À época, o Consórcio deu início às primeiras grandes obras de reforma e ampliação do Aeroporto. As melhorias e principais estruturas desta etapa foram entregues em maio de 2014, após 18 meses ininterruptos de obras em meio à plena operação do Terminal, então, o 4º em movimentação de passageiros do país.
Com as obras de ampliação realizadas até o momento, o Aeroporto de Brasília se consolidou como o 2º maior do Brasil em movimentação de passageiros e o maior hub doméstico do país, com capacidade para receber até 21 milhões de viajantes anualmente. A área total do Terminal passou de 60 mil m² para 110 mil m² – um aumento de 45% – e as taxiways e pistas de pouso e decolagem foram reformadas e, juntas, somam 300 mil m² atualmente.
Outra importante melhoria foi o incremento de 67% na capacidade do pátio, totalizando 70 posições para estacionamento de aeronaves, das quais 29 são pontes de embarque – o que ajudou a diminuir para menos de 20% das operações em posições remotas.
A capacidade de pista também aumentou e é hoje a maior do país, podendo operar até um voo por minuto. Além disso, o aeródromo é o único da América do Sul a operar pistas paralelas simultâneas independentes. Ou seja, só no Terminal brasiliense aviões podem pousar e decolar ao mesmo tempo em ambas as pistas.
Mas, o crescimento não foi apenas estrutural. Serviços melhoraram, opções comerciais aumentaram e se diversificaram e o Aeroporto tem se tornado em um exemplo de modernidade e eficiência aérea.
Com investimentos contínuos em tecnologia e segurança, a Inframerica busca melhorar cada vez mais a experiência de todos. Balcões de check-in compartilhados foram introduzidos, diminuindo filas e agilizando o processo de embarque. Os mais modernos carros de bombeiros e novos equipamentos de raio-X foram adquiridos, melhorando ainda mais a segurança aérea do Terminal. E todas as equipes Inframerica, das mais diversas operações, são treinadas e têm como objetivo prover a melhor, mais segura e eficiente experiência da aviação civil brasileira.
“As conquistas e as posições que o Terminal vem apresentando durante os anos de concessão, confirmam que o investimento em um projeto audacioso está seguindo o objetivo planejado. A Inframerica acreditou no potencial do Aeroporto e está transformando o espaço em um dos mais modernos do país”
Daniel Ketchibachian, Presidente Inframerica.