O secador ou a escova secadora se tornam nossos grandes aliados quando estamos com pressa para sair de casa ou então não queremos dormir de cabelo molhado. Mas o que muita gente não sabe é que utilizar esses aparelhos exige alguns cuidados para evitar o comprometimento da saúde e o aspecto dos fios a curto e longo prazo.
Acertando algumas questões no manuseio e na hora da secagem em si, é totalmente possível usar as ferramentas de calor sem prejudicar tanto as madeixas. Anote as dicas do profissional e aprenda como secar o cabelo corretamente.
COMO SECAR O CABELO CORRETAMENTE
Não use temperaturas muito altas
Para acelerar ainda mais o processo de secagem dos fios, muitas pessoas acabam usando o secador ou a escova secadora em temperaturas muito altas. No entanto, apesar de parecer uma boa ideia a princípio, esse hábito pode provocar uma série de alterações na estrutura do cabelo, deixando-a frágil, áspera, sem vida, com frizz e propensa às pontas duplas e ao rompimento
Aplique um protetor térmico
O calor emitido por secadores, escovas secadoras e outros acessórios pode favorecer a perda da hidratação dos fios, tornando-os mais vulneráveis à quebra e ao ressecamento. Para se proteger contra esses danos, Thiago explica que é indispensável utilizar um protetor térmico.
“Aplicar um leave-in com proteção térmica por todo o comprimento e pontas dos fios irá protegê-los de qualquer prejuízo que o calor possa causar, ajudando ainda a hidratar e a controlar o frizz”, orienta.
Separe o cabelo em mechas
Para facilitar o processo e conseguir o mesmo efeito no cabelo todo, dividi-lo em mechas é o truque para um alinhamento perfeito.
“Primeiro desembarace normalmente já separando o cabelo ao meio e depois com a ajuda de um pente ou escova, faça quatro divisões. Isso pode ser feito com os fios ainda úmidos, mas nunca encharcados, já que secá-los de uma vez só e com muita água pode resultar em sérios problemas à estrutura capilar, e, se tratando especificamente da escova secadora, se usá-la quando estiver muito molhado, pode queimar e quebrar os fios”, fala o profissional.
Invista em um bom elétrico
Um bom elétrico faz toda a diferença no resultado dos fios. Então, seja um secador ou uma escova secadora, sempre certifique-se de comprar um aparelho de qualidade e ideal para as necessidades dos seus cabelos.
“Preste atenção no tamanho e no peso, assim o manuseio será sempre confortável. Se tratando da potência, vale analisar se a escova secadora fica acima dos 1.000W e o secador acima de 1.800W. Outras características que valem a atenção é a temperatura e a velocidade, considero essencial que os equipamentos tenham as opções frio, morno e quente e mais de uma velocidade, pois isso aumentará a funcionalidade e a versatilidade”, aconselha o parceiro de Vertix.
Posicione o acessório corretamente
Martins ensina que, durante o uso do secador, é necessário pensar que a ferramenta deve estar sempre apontando para baixo, seguindo a direção dos fios. “Se quiser o efeito escovado, escolha uma escova que esteja adequada ao comprimento dos seus fios para usar ao mesmo tempo, puxando os fios a partir da raiz”.
Além disso, lembre-se de manter uma distância de 15 a 20 centímetros entre o secador e os fios, pois, quanto mais próximo o jato de ar quente estiver, maior é o risco de danificar a fibra capilar e o couro cabeludo. Outro detalhe é que o ar quente não deve ser deixado no mesmo local por mais de 4 segundos.
E com a escova secadora? Thiago destaca que o acessório deve ser posicionado na raiz dos cabelos e depois só ir deslizando em direção às pontas. “Uma dica valiosa é deslizar bem devagar e com firmeza, mas sem puxar, isso irá proporcionar fios bem alisados e brilhosos. Ao finalizar todas as mechas, passe novamente a escova por todo o cabelo para uniformizar”, conclui ele.
Fonte:
Republicado por Revista Diária
SUGESTÃO DE LEITURA: As medidas da beleza exata.
https://revistadiaria.com.br/variedades/as-medidas-da-beleza-exata/