Os lagartos (animais do grupo chamado Lacertilia) fazem parte de um grupo de conhecidos como répteis. Juntamente com as subordens das cobras (Serpentes) e das cobras cegas (Amphisbaenia), eles formam a ordem Squamata, como explica a Encyclopedia of Life (EOL), um portal pertencente ao Museu de História Natural Smithsonian, dos Estados Unidos, especializado em fornecer informações sobre a vida na Terra.
Atualmente, são conhecidas cerca de 5 mil espécies de lagartos, incluindo iguanas, camaleões e lagartixas, acrescenta a EOL. A maioria deles tem quatro patas, orelhas com abertura externa e pálpebras móveis. Além dessas características, aqui estão alguns fatos interessantes sobre esses répteis.
1. Os lagartos podem mudar de cor
De acordo com a Encyclopedia of Life, todos os lagartos têm a capacidade de mudar de cor em resposta ao seu ambiente ou em momentos de perigo. O exemplo mais típico é o camaleão.

2. Os lagartos podem perder suas caudas
Algumas espécies são capazes de quebrar e soltar suas caudas quando estão em perigo ou são capturadas por um predador, observa o site. Essa capacidade é chamada de autotomia e, quando isso acontece, a cauda se regenera, embora na nova versão as vértebras sejam substituídas por um tubo cartilaginoso, explica a EOL.
3. Alguns lagartos não têm pernas
Algumas espécies de lagartos, chamadas de cobras ou lagartos de vidro, não têm pernas funcionais, apesar de terem pernas esqueléticas vestigiais, diz a EOL. Embora possam se assemelhar às cobras, esses animais se distinguem delas pela presença de aberturas timpânicas e pálpebras.
4. Praticamente nenhum lagarto é venenoso
De acordo com a Encyclopædia Britannica, apenas um gênero de lagarto é venenoso: o Heloderma, que inclui as espécies: monstro de Gila (Heloderma suspectum) e o lagarto de contas (Heloderma horridum).
Ambas as espécies são habitantes do oeste do México e do sul do estado do Texas, nos Estados Unidos. Além disso, o EOL comenta que o dragão de Komodo, encontrado nas florestas da Indonésia, também pode ser venenoso.

5. Os lagartos são o grupo mais diversificado de répteis
Já de acordo com a Encyclopædia Britannica (plataforma de educação existente no Reino Unido), os lagartos são o grupo de répteis modernos com a maior diversidade de formas e tamanhos. Os comprimentos variam de alguns centímetros, no caso de algumas lagartixas do Caribe, por exemplo, a quase 3 metros, como acontece com o dragão de Komodo, acrescenta o site do museu norte-americano.
Além disso, o peso dos lagartos adultos varia de menos de 500 gramas a mais de 150 quilos, conclui a Britannica.
Fonte: Por Redação National Geographic Brasil | As 5 curiosidades que você não sabia sobre os lagartos, o grupo mais diversificado entre os répteis | National Geographic
![]()
REVISTA DIÁRIA | www.revistadiaria.com.br | contatorevistadiaria@gmail.com
Participe do Grupo de Whatsapp da Revista Diária, recebendo e enviando seus bons artigos e matérias veradeiras. Clique no Link para entrar no grupo: >>> https://chat.whatsapp.com/GpnWiHrhPaY4Inbc9Cu3eY?mode=ems_copy_t