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iFood premia 6 trabalhos acadêmicos sobre plataformas digitais.

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O primeiro lugar da premiação em Direito e Tecnologia foi para o trabalho da  Sofia de Medeiros Vergara, da Universidade de Brasília (UnB), que trata do “Diálogo entre proteção de dados e direito antitruste:  uma análise da experiência brasileira no controle de estruturas”, que analisou a jurisprudência do Cade no contexto de acompanhamento da dinamicidade da economia movida a dados.

O trabalho vencedor em Economia foi do universitário Leonardo Ide, do Insper, de São Paulo, que apresentou o estudo “Análise de impacto dos aplicativos de delivery no Brasil”, apontando índices econômicos para medir o impacto da chegada do iFood em cidades de diferentes portes no mercado local de restaurantes, aumento de mão de obra desses estabelecimentos e, até mesmo, na venda de produtos em supermercados e hipermercados.

 

iFood premia melhores trabalhos acadêmicos de Direito e Economia sobre plataformas digitais. Iniciativa avaliou estudos e pesquisas de universitários e recém-graduados nos cursos de Direito e Ciências Econômicas de todo o país

O iFood, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery, divulga os vencedores do Prêmio iFood de Pesquisa em Plataformas Digitais, que reconhece as melhores ideias de estudantes universitários e recém graduados dos cursos de Direito e Ciências Econômicas sobre inovação em soluções jurídicas e econômicas para o setor, nas categorias de Economia e Direito e Tecnologia.

No total, seis trabalhos foram selecionados e os vencedores irão receber prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, em dinheiro, do primeiro ao terceiro lugar, respectivamente, em cada uma das duas categorias.

O trabalho vencedor em Economia foi do universitário Leonardo Ide, do Insper, de São Paulo, que apresentou o estudo “Análise de impacto dos aplicativos de delivery no Brasil”, apontando índices econômicos para medir o impacto da chegada do iFood em cidades de diferentes portes no mercado local de restaurantes, aumento de mão de obra desses estabelecimentos e, até mesmo, na venda de produtos em supermercados e hipermercados.

Já o primeiro lugar em Direito e Tecnologia foi para o trabalho da  Sofia de Medeiros Vergara, da Universidade de Brasília (UnB), que trata do “Diálogo entre proteção de dados e direito antitruste:  uma análise da experiência brasileira no controle de estruturas”, que analisou a jurisprudência do Cade no contexto de acompanhamento da dinamicidade da economia movida a dados.

 

 

Debora Gershon, head de políticas públicas, data policy e relações acadêmicas do iFood, enfatiza que o Prêmio iFood de Pesquisa em Plataformas Digitais tem o objetivo de contribuir com a inovação em soluções jurídicas e econômicas para os desafios e oportunidades da nova economia digital. “O reconhecimento é uma forma de apoio para que novas ideias acadêmicas ganhem ainda mais visibilidade e gerem debates importantes no contexto de mercados digitais”, disse.

O iFood está inserido em um ecossistema composto por vários parceiros e várias conexões e a área da pesquisa é fundamental para o avanço da sociedade e, particularmente, para a melhoria das práticas do próprio iFood. O prêmio tem justamente o objetivo de fomentar e reconhecer reflexões importantes para e sobre o setor, produzidas nas universidades públicas e privadas de todo o Brasil“, conclui Debora.

Cerimônia de premiação

Além dos valores, todos os seis mais bem ranqueados na premiação foram convidados a participar do iFood Day, um evento presencial na sede da plataforma para conhecer a empresa e participar da cerimônia de premiação, onde terão um espaço para apresentar as ideias vencedoras e debatê-las com as bancas, especialistas do iFood e demais ouvintes.

Esses três primeiros colocados de cada categoria (Direito & Tecnologia e Economia) também terão seus trabalhos publicados no iFood News (O Portal de Notícias do iFood), que acaba lançar uma nova editoria de Estudos e Pesquisas, com o objetivo de aumentar o diálogo junto à academia, veja mais no link a seguir: https://news.ifood.com.br/estudos-e-pesquisas/

Sobre o Prêmio 

O Prêmio iFood de Pesquisa em Plataformas Digitais foi lançado em agosto de 2022 e tem o objetivo de fomentar e reconhecer pesquisas sobre mercados digitais e gig economy em universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Em sua primeira edição, a iniciativa contou com 57 trabalhos inscritos, de participantes de 34 universidades públicas e privadas de todas as regiões do país.

Cada categoria da premiação contemplou os seguintes temas de trabalho:

Economia: Competição e Regulação em Mercados Digitais; Mercado de Trabalho em mercados digitais; Precificação em Plataformas Online; Impactos econômicos da COVID-19 no mercado de serviços e alimentação.

Direito e Tecnologia: Aspectos jurídicos e modelos regulatórios para empresas de plataformas digitais; Estudos legislativos em gig economy; Futuro do trabalho em mercados digitais; Conceito de gig economy; e Concorrência em plataformas digitais.

Banca avaliadora

O Prêmio iFood de Pesquisa em Plataformas Digitais contou com duas bancas temáticas, uma de Direito e outra de Economia, ambas compostas por três professores de universidades reconhecidas no país e com ampla proximidade com as temáticas abordadas: Direito – Nelson Mannrich (USP – Faculdade de Direito), Olívia Pasqualeto (FGV – Direito SP) e Tatiana Ferraz (Mackenzie – SP). Economia – Fernando Veloso (FGV – EPGE), Priscilla Tavares (FGV – EESP) e Rodrigo Moita (USP – FEA).

Além dos alunos de graduação em Direito e Ciências Econômicas, concorreram à premiação recém-graduados que concluíram o curso desde 23 de agosto de 2021.

Lista completa dos vencedores

Categoria Economia

1º Lugar: Leonardo Ide, estudante do Insper, que apresentou o estudo “Análise de impacto dos aplicativos de delivery no Brasil”.
2º Lugar: Paulo Henrique de Oliveira, estudante da Unifesp, com o trabalho “Plataformas digitais de múltiplos lados sob a perspectiva concorrencial: uma revisão dos fundamentos microeconômicos”.
3º Lugar: Clara Castelo Branco Lemes Mullin, estudante da Unicamp, com o estudo “A importância dos ativos intangíveis para o desempenho das big techs: um estudo de caso da Apple”.

Categoria Direito e Tecnologia

1º Lugar: Sofia de Medeiros Vergara, da Universidade de Brasília (UnB), com o trabalho que trata do “Diálogo entre proteção de dados e direito antitruste:  uma análise da experiência brasileira no controle de estruturas”.
2º Lugar: Érica Antunes Fabiano Alves, da Universidade Federal Fluminense, com o estudo “Cultura de Proteção de Dados: Efeitos Concorrenciais e Societários no Zero-Price Market”.
3º Lugar: Daniele Francisca da Silva, da Universidade Federal de Ouro Preto, com o trabalho: O Movimento “Breque dos DOS APPs” Sob a Perspectiva do Direito da Greve.

Sobre o IFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile – líder global em marketplaces móveis.


Conheça outras iniciativas do iFood voltadas à educação, clicando no link a seguir:

https://news.ifood.com.br/quais-sao-as-3-metas-de-educacao-do-ifood-ate-2025/


 

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