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TECNOLOGIA
MARKETING DIGITAL
Lucas Mendes e Anderson Tissa
NÃO FALTAM MOTIVOS PARA INVESTIR
Brasil tem cerca de 140 milhões de usuários. Especialistas apontam que vivemos o verdadeiro boom da internet.
A cada dia, empresários de diversos segmentos procuram mais pelos serviços de marketing digital. E claro que existe uma explicação para isso.
Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, o Brasil em apenas um ano ganhou mais de 10 milhões de usuários.
A pesquisa foi realizada no ano de 2017 e apontou que o país possuía 126,4 milhões de usuários, o que representa 69,8% da população. Um ano antes, os internautas somavam 116,1 milhões, 64,7% da população.
Se pensarmos que em 2018 o crescimento foi o mesmo, somos quase 140 milhões de usuários. Número bastante expressivo, ainda mais se compararmos com o início do milénio, momento em que se acreditava que vivíamos o boom da internet.
Naquela época, em 2001, éramos 14,3 milhões de internautas. O que nos leva a afirmar que hoje vivemos o verdadeiro boom da internet.
Evidentemente, com esse aumento significativo, à maneira do brasileiro fazer compras, interagir e relacionar mudou, levando o mercado a dar mais atenção ao ambiente virtual.
E por conta dessa nova realidade, o marketing digital se tornou uma estratégia fundamental para atrair, vender e fidelizar clientes.
Inseridos nesse cenário, o analista de sistema Lucas Mendes e o publicitário Anderson Tissa uniram seus anos de conhecimento e fundaram a agência BirdHub – Projetos Digitais.
A empresa pensa, elabora e tira ideias do papel e as fazem reais no ambiente digital. Os sócios ficam responsáveis pelo relacionamento com clientes, estudo de mercado e a elaboração de estratégias.
Quem coloca a mão na massa para criação dos serviços oferecidos são profissionais terceiros, que são escolhidos a dedo por ambos.
Revista Diária conversou com os dois sócios sobre a importância de investir em marketing digital e os novos formatos de mídia.
Revista Diária: Por que as empresas devem investir em Marketing Digital?
Mendes – O IBGE divulgou que o número de domicílios brasileiros conectados à internet contabiliza cerca de 70% da população. Essa nova realidade influência como as pessoas interagem, criam hábitos e costumes. Por exemplo, um outro estudo mostra que 64% dos usuários regulares de internet afirmaram permanecer online para ver outra opinião de outros usuários sobre um determinado produto. Ou seja, opiniões negativas podem influenciar numa compra mesmo que a loja ofereça condições melhores.
Tissa – Este é um exemplo, podemos citar vários. Mas quero destacar que sabendo do hábito de pesquisa dos usuários em relação à decisão de compra de produtos, fica evidente a necessidade das empresas em elaborar programas de Marketing Digital.
Revista Diária: O varejo está tendo uma grande mudança com as vendas na internet. Qual a diferença do marketing tradicional do digital?
Tissa – Esta é uma boa pergunta. Mensurar dados na mídia offline sempre foi um perrengue, já no marketing digital isso é totalmente possível. Com a automação de marketing é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas. Inclusive, a BirdHub é a única agência credenciada SharpSpring (uma das melhores ferramentas de automação de marketing do mercado) em Minas Gerais.
Revista Diária: E o que vem a ser essa certificação?
Mendes – Essa certificação nos credencia a construir, executar e mensurar estratégias de marketing digital por meio da plataforma da SharpSpring. Com esta ferramenta a estratégia não fica limitada e o retorno é impressionante. São mais leads qualificados, mais conversões, mais alcance de interações sociais, mais tráfego e mais envolvimento dos clientes com a empresa.
Revista Diária: Em relação a agência, o que a BirdHub oferece aos clientes?
Mendes – Oferecemos toda estratégia de marketing digital. Desde a criação do site a campanhas mais elaboradas, como Google Ads, Redes Sociais e transmissões de vídeo, por exemplo.
Tissa – Além disso, vamos oferecer ao mercado produtos criados pela própria BirdHub. Não posso citar as que estão em desenvolvimento, mas posso dizer que já oferecemos soluções digitais que integram com sistemas e que auxiliam nas decisões gerenciais.
Revista Diária: A BirdHub tem como base três áreas: propaganda, marketing e tecnologia. Como é esta relação?
Mendes – São três áreas que se completam. Trabalho com tecnologia há mais dez anos e o Tissa está no mercado de comunicação também por mais de uma década. Basicamente, o que fazemos é unir os nossos conhecimentos para criar estratégias criativas e tecnológicas com um único intuito: gerar resultados para os nossos clientes.
Revista Diária: É crescente a terceirização de setores importantes nas empresas. Como vocês analisam a terceirização da área do marketing digital?
Tissa – A gente vê com bons olhos. Antes mesmo da BirdHub ser realidade, ainda quando estávamos conversando sobre o projeto, já pensávamos em terceirizar. Somos próximos dos melhores profissionais do nosso mercado e até de outras localidades, essa relação facilita em todos os processos do projeto. Dessa maneira, conseguimos oferecer um valor justo para o nosso cliente e um recorrente ao profissional terceiro.
Mendes – A ideia de terceirizar os serviços aparece até no nome da empresa. Pensamos em Bird porque muitas aves trabalham em grupo, e Hub pelas conexões que fazemos com outros profissionais.
Revista Diária: Vocês com pouco tempo de mercado já têm um bom portfólio. A que se deve isto e cite alguns clientes e perspectiva?
Mendes – A gente trabalha duro para apresentar as melhores opções aos nossos clientes. Acho que esse esforço faz toda a diferença na qualidade do nosso trabalho, nós supervisionamos tudo com muito rigor. Uma das regras da BirdHub é apresentar sempre um projeto altamente funcional e esteticamente eficaz.
Tissa – Em relação aos clientes, no momento estamos com vários projetos ativos na área de Saúde e Gastronomia. Neste ano de 2019, nossa perspectiva é aproximar de outras áreas, como o Agrobusiness, Varejo, Tecnologia e a Construção Civil.
Revista Diária: Como vocês avaliam o futuro do marketing nas redes sociais?
Tissa – Sabemos que o marketing digital vai muito além das redes sociais, mas para essa pergunta em específico, acredito que enquanto as redes sociais forem interessantes para a maioria dos usuários, o marketing digital vai estar lá com campanhas, vídeos, podcasts, jogos, personas e tantas outras ferramentas e estratégias.
Mendes – Agora se formos pensar no futuro do marketing digital, temos que pensar no presente, no agora. O marketing digital é uma realidade. Os números mostram que a cada dia a internet recebe mais usuários e esta será a tendência nos próximos anos.
Sobre
Lucas Mendes é analista de sistema e especialista em marketing digital. Atua com tecnologia a mais de uma década.
Anderson Tissa é publicitário e especialista em marketing digital. Está na área de comunicação há mais de 10 anos.
https://birdhub.com.br/
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