A presença de caranguejos, como ocorreu esta semana em Vitória (ES), outros animais ou objetos menores na pista de pouso de aviões pode representar um risco para a segurança.
Por Alexandre Saconi
Colaboração para o UOL, em São Paulo
Por que é perigoso?
Existem vários fatores que podem significar um maior perigo na hora do pouso, incluindo animais na pista. De acordo com o piloto Tiago Rosa da Silva, Diretor de segurança de voo do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas):
A aeronave pode desviar ou derrapar. Qualquer coisa fora do comum que esteja na pista na hora do pouso de um avião é encarada como um risco. Os animais ainda podem ser sugados. Se entrarem no motor, atrapalham seu funcionamento.
Preocupação com a fuselagem ou as asas. Outra possibilidade é que, com o impacto, os caranguejos fossem arremessados contra algumas das superfícies do avião, causando danos.
Os pilotos optam por arremeter a aeronave. Isso é uma opção caso o pouso esteja em risco.
Arremetida é um procedimento normal. Todos os pilotos são treinados exaustivamente para realizar esse tipo de operação. Ela deve ocorrer em momentos onde o piloto não tem 100% de certeza que há total segurança para pousar” Tiago Rosa da Silva, diretor do SNA
Mesmo que haja danos menores, isso demanda tempo de manutenção. Para evitar atrasos em voos e gastos, é considerado mais simples optar por arremeter.
Aumento no número de animais
O aeroporto de Vitória fica próximo a uma região de mangue. Isso explicaria a presença de caranguejos no local, de acordo com Marcelo Tavares, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).
Os caranguejos poderiam passar por baixo da pista junto ao escoamento de água que vai dar no mangue.
É possível que os animais tenham seguido por uma tubulação e chegado até a pista. Isso pode ter ocorrido pois há comunicação da área do aeroporto com o mangue por este curso d’água.
É o período reprodutivo caranguejos, então, não seria estranho observar esses animais naquele local. Nesta época, é reforçada a preservação das espécies.
Também poderia ser um gavião que capturou um caranguejo e, durante o trajeto para levar o animal para um local para se alimentar, deixou ele cair na pista. Mas essa é uma hipótese remota”Marcelo Tavares, professor Ufes
O que aconteceu?
Na segunda-feira, voo da Gol com destino ao aeroporto de Vitória (ES) teve de arremeter na após ser informado da presença de caranguejos na pista de pouso.
Para garantir a segurança, o piloto arremeteu o avião, e pousou alguns minutos depois após a pista ter sido liberada.
“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser. Um monte de caranguejos, enormes, então a torre de controle nos obrigou que arremetêssemos e vai ser feita uma vistoria para o recolhimento desses caranguejos” – Piloto do voo da Gol.
ASSISTAM AO VÍDEO: htps://youtu.be/uzwpLR69IbQ?t=54
Segundo a Zurich Airports, que administra o local, havia apenas um caranguejo na pista e a equipe de fauna do aeroporto foi acionada.
Veja a íntegra da nota da administradora:
“A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira“.
Veja a íntegra da nota da Gol:
“A GOL informa que o voo 2094, entre o aeroporto de Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, e a cidade de Vitória (VIX), realizado na noite de segunda-feira (20/03), efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem na capital capixaba devido à presença de animais na pista. Todo o procedimento seguiu os protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 23h06, hora local, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial do horário de pouso.
A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista, nesta situação, sem a presença de animais na área de pouso“.
Fonte: https://economia.uol.com.br/colunas/todos-a-bordo/2023/03/26/caranguejo-risco-pista-pouso-aviao-animais-gol-vitoria-espirito-santo.htm