ARTIGO
HÉLIO MENDES
O novo modelo de Planejamento Estratégico, agora com Michael Porter e além dele. Depois da internet e do crescimento do processo de globalização, as corporações e os mercados mudaram de forma radical. O século passado foi o da eficiência, o 21 é o da inovação. Dentro deste novo cenário em que todos têm acesso a tudo, fica claro que criar uma estratégia passou a ter mais importância do que antes. É bom registrar que a maioria dos Planejamentos Estratégicos nem sempre contém a estratégia competitiva da empresa, que permite uma posição sustentável dentro do setor, em razão das metodologias utilizadas. E, caso não contenha, não podemos considerá-lo.
As universidades do Norte da Europa, notadamente a de Copenhague, em cuja região se destacam empresas de design, têm adotado enfoque diferente, ou seja, a estratégia com base na inovação: “estratégia emergente é a visão de que a estratégia surge com o tempo, à medida que as intenções colidem e acomodam uma realidade em mudança”. Na inovação, consideram mais a parte intangível de uma organização, do que a tangível.
O Planejamento Estratégico, que há algum tempo passou a ser um processo, continuará tendo como referenciais o Modelo das Cinco Forças de Porter e a Matriz SWOT de Ansoff, mas, na definição da estratégia, o leque deverá ser ampliado, não ficando apenas nas matrizes, nem tendo como responsável somente uma área da empresa. Não poderá ser tão detalhado, quantitativo e racional. A estratégia terá que ser baseada na inovação.
Esse novo formato acaba com o hiato existente entre a gerência e a parte operacional, com processos flexíveis e valorizando, mais do que anteriormente, o ambiente externo, sendo possível que, em alguns mercados, a estratégia venha da estrutura interna da organização.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela Universidade de Michigan e de Gestão Estratégica pela Universidade de Copenhagen. www.institutolatino.com.br – [email protected]