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EMPRESAS TÊM QUE CORTAR NA PRÓPRIA CARNE

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ARTIGO

HÉLIO MENDES

Normalmente as médias e grandes empresas faziam balanços anuais e revisão dos seus planejamentos estratégicos com esse mesmo prazo. Porém, não dá mais para esperar um ano a fim de fazer revisões, pois a competição há algum tempo passou a ser global. Os clientes, que antes realizavam todas as compras no mercado doméstico, hoje compram em qualquer parte do mundo, de forma direta ou indireta.

Isso exige também uma revisão do plano de desenvolvimento organizacional, como é feito pelos grandes times de todos os esportes – cada campeonato exige mudança de estratégia de jogo, contratação de novos jogadores e até troca do técnico. Essa é parte mais difícil, as empresas têm que cortar na própria carne, rebaixar ou demitir colaboradores que ajudaram a construir o negócio. E é bom fazer uma ressalva: nem sempre as corporações demitem apenas pessoas com baixo desempenho, mas também bons funcionários, quando necessitam reduzir custos ou mudar a estratégia competitiva.

Há um fator que não podemos ignorar, porque é responsável pela sustentabilidade dos negócios: em qualquer empresa existem dez por cento de péssimos funcionários. Péssimos por vários motivos. O mais importante é que não estão alinhados à cultura da empresa, outros já não dão mais o resultado esperado. O mais crítico é que, e em muitos casos, foram mal selecionados ou não receberam a capacitação que necessitavam. Estes precisam ser substituídos ou relocados.

É recomendável que a empresa faça uma análise do mapa da estrutura organizacional. Todas as empresas, sem exceção, necessitam de ajustes para continuar competindo, o que exige, como dissemos, cortar na própria carne, substituir pessoas de quem gostamos muito. Essa é a parte que nenhum gestor gosta de fazer, mas é necessária para manter o time no jogo das organizações.


Hélio Mendes Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia – [email protected]www.institutolatino.com.br


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