ARTIGO
ALUIZIO TORRECILLAS
O abrandamento das preocupações com Covid-19 direciona o olhar da população para as eleições municipais, evento de peculiar interesse para a recuperação econômica da maioria dos municípios brasileiros.
O estado de São Paulo e, mais especificamente a região oeste paulista não se exclui desse cenário, especialmente a sede da região, Presidente Prudente.
Município de vocação protagonista, Prudente possui excelente base rural para elevar sua contribuição a invejável performance que o agronegócio brasileiro vem obtendo.
Nessa área da economia, urge solução para uma antiga e renitente questão que desnecessariamente fragiliza a economia regional: Pontal do Paranapanema. Área abrigando 53 municípios com sede administrativa em Presidente Prudente.
A oportunidade da solução parece se apresentar quando o país avança na regeneração dos princípios da propriedade e abandona, gradativamente, a desastrosa inversão de valores.
A transformação dessa região passa, obrigatoriamente, pela legalização das propriedades rurais dos pequenos, médios e grandes produtores que, há muito geram empregos e riqueza. Sem sombra de dúvida, a consequência desse justo reconhecimento será o boom econômico estimulado e garantido pela conquista da segurança jurídica, com ganhos significativos para todos os municípios abrangidos pelo Pontal.
A conjuntura renovadora dos princípios, unida à necessidade da recuperação econômica pós-pandemia, transforma as eleições municipais de 2020 em poderoso instrumento político para o encaminhamento da solução para o Pontal do Paranapanema.
O eleitor que entender importante equacionar esse imbróglio, certamente analisará e selecionará seu candidato a Prefeito pelo seu histórico e pela sua determinação na defesa da regulamentação do Pontal.
Nesse tema, pela sua característica e desde sua intensa passagem pela Câmara dos Deputados, de que sou testemunha, o pré-candidato Paulo Lima é imbatível.
Aluízio Torrecillas é Especialista em Relações Institucionais e Corporativas.