Os pequenos empresários tem hoje um grande suporte por parte do Sebrae, que foi “criado para dar apoio às micro e pequenas empresas”. O Sebrae é “uma entidade privada sem fins lucrativos, criada para dar apoio aos pequenos negócios”. Uma lacuna que está bem resolvida, com ótimos profissionais bem focados para atender a esse importante segmento, possibilitando o surgimento de novos negócios e capacitando os pequenos já existentes.
Os grandes empresários têm a sua demanda resolvida pelas empresas de consultoria, as quais criam produtos customizados. Para as demandas permanentes, soluções são encontradas nas escolas corporativas, que, dependendo do tamanho da corporação, recebem o nome de universidades corporativas.
No Brasil, em razão do estágio de desenvolvimento, temos ainda poucas universidades corporativas, que são até desconhecidas por alguns setores produtivos.
Muitos ainda confundem escolas corporativas com as antigas estruturas de treinamentos, mas elas não se parecem nem no nome. As médias e grandes empresas, para terem vantagem competitiva em um mundo onde predomina a hipercompetição, necessitam de competência exclusiva, que só é possível ser criada por elas próprias.
As grandes organizações têm planejamento de longo prazo, e um dos fatores de sucesso é ter competência diferenciada que lhes permita estar à frente do seu cliente e do seu concorrente. Um exemplo clássico: as multinacionais, antes de se instalarem em um país, têm todo o desenho de sua estrutura, o seu protótipo, no mínimo cinco anos de o fato acontecer.
Quando buscamos nas redes sociais “universidades corporativas” ou “escolas corporativas”, encontramos as empresas que hoje dominam o mercado e seus setores, sejam públicas, sejam privadas. As médias que pensam em crescer têm que começar a adotar esse modelo, pois não vão resolver a questão com atividades paliativas.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] – www.institutolatino.com.br
BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, INTERNACIONAL, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR, CIDADE, GASTRONOMIA,BELEZA, SOCIEDADE, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO