ENTREVISTA COM GONZAGA DA SAÚDE, COORDENADOR DO MOVIMENTO LEGADO DR. FREJAT
Início do ano pré-eleitoral de 2021, diversas lideranças são estimuladas a emprestar suas capacitações para o desenvolvimento da capital federal e a Revista Diária inicia uma série de entrevistas com esses líderes comunitários, setoriais e regionais, apresentando suas ideias aos leitores.
Começamos essa jornada com Gonzaga da Saúde, personagem com mais de três décadas de contribuição ao sistema de saúde do Distrito Federal, acompanhando, defendendo e continuando o legado do imortal Dr. Jofran Frejat.
Revista Diária: Que diagnóstico Gonzaga da Saúde faz, atualmente, do sistema de saúde que é oferecido ao povo candango?
Gonzaga da Saúde: Para quem experimentou e se utilizou do sistema de saúde desenvolvido pelo Dr. Frejat, quando Secretário da Saúde do DF, o modelo vigente deixa muito a desejar. Passamos, de lá para cá, por um processo de intensa decadência na qualidade dos serviços de saúde da região, culminando com carência de equipamentos, de remédios, de profissionais e de
gestores na rede pública de saúde.
Revista Diária: Diante desse diagnóstico sombrio, que ações o senhor acredita podem restituir a eficiência da saúde pública que o candango merece?
Gonzaga da Saúde: Não resta dúvida de que a primeira ação diz respeito ao efetivo combate à corrupção. Se a saúde receber, na totalidade, os recursos a ela destinados, haverá significativo upgrade em seus serviços. 2020 foi um ano considerado exemplar para justificar essa análise. Se a saúde recebesse todos os recursos destinados pela União, o sistema certamente não
sofreria carências e se tornaria referência internacional, como foi na gestão do Dr. Frejat.
Revista Diária: Eliminar, ou reduzir, a corrupção não significa necessariamente bom serviço de saúde. Ajuda muito, mas não é determinante.
Gonzaga da Saúde: Certamente, outros fatores serão necessários. Considerando que o corpo técnico da área de saúde do DF é extremamente bem capacitado e experiente, resta um dos principais vetores: a gestão.
Revista Diária: Suas respostas anteriores remetem a gestão exemplar ao nome do Dr. Frejat. O que, na sua opinião, fez a diferença que resultou em grande eficiência do serviço de saúde do DF?
Gonzaga da Saúde: Dedicação ao próximo e à vida pública. Dr. Frejat se notabilizou pela dedicação e pela entrega. Construiu hospitais (Ceilândia, Asa Norte, Paranoá, de Apoio, etc.), clínicas e postos de saúde. Deixou um inestimável legado que nos estimula, e a todos que militam na área da saúde do DF, a manter e divulgar esse magnífico patrimônio pelo Movimento Legado
Dr. Frejat.
Revista Diária: Como o senhor enxerga o atendimento ao fator gestão? Como promover uma gestão compatível com os elevados níveis de capacitação dos funcionários da área e de exigência dos moradores da capital federal?
Gonzaga da Saúde: Após décadas de escolhas equivocadas, a União mostrou o único caminho a ser percorrido. A solução é selecionar para gerir a Secretaria um técnico de alto nível, compromissado com sua missão.
Revista Diária: Há espaço para atuação similar no âmbito do GDF?
Gonzaga da Saúde: Não tenho dúvida. Basta ter vontade política. O setor de saúde do DF possui equipe técnica de elevado nível e que vem experimentando fortalecimento em sua união. Algumas lideranças desse conjunto têm o poder de catalisar a classe em benefício de todo o sistema de saúde (profissionais, clientes, fornecedores). Esse modelo tem tudo para desembocar em um sistema virtuoso, cuja referência será aquele institucionalizado pelo Dr. Frejat.
Revista Diária: 2022 será ano de eleições na capital da república. Que movimentações políticas podem ser esperadas para que esse sonho se concretize?
Gonzaga da Saúde: Não há como negar que algumas articulações políticas estão em curso, porém há ainda algumas lacunas a serem preenchidas na organização interna da classe. O Movimento também está avaliando as movimentações no campo político e definindo estratégias que nos levem a realização dos nossos objetivos. Estamos trabalhando e, no tempo certo, decidiremos nosso caminho.
Revista Diária: Agradecemos a participação do líder Gonzaga da Saúde e colocamos a Revista Diária a sua disposição para seus comentários finais.
Gonzaga da Saúde: Foi um prazer participar dessa entrevista que nos permitiu expor nossos pensamentos e agradeço a Revista Diária pela contribuição que faz aos eleitores e cidadãos brasilienses. Despeço-me com a certeza de que a área da saúde ganhará desenvolvimento na nova legislatura.
Muito obrigado.
REVISTA DIÁRIA
BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, INTERNACIONAL, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR, CIDADE, GASTRONOMIA,BELEZA, SOCIEDADE, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO
Aluizio Torrecillas Marcelo Murta Luiz Bittencourt Helio Mendes Repórter Diário