- PUBLICIDADE -

IBANEIS, REGUFFE E FLÁVIA DISPUTAM GDF

- PUBLICIDADE -

A eleição no GDF, ainda em fase de articulação, conversas e acordos, vem provocando especulações e avaliações diversas.

Fugindo da especulação e analisando em base concreta, a Revista Diária em parceria com o http://www.institutolatino.com.br , examina pesquisa de intenção de votos contratada por um grupo político e realizada nos dias 23 e 24 de junho de 2021, abrangendo como opções para o GDF os possíveis candidatos Ibaneis Rocha, Reguffe, Flávia Arruda, Izalci e Leila Barros.

Contextualizando, a ocorrência da pandemia gerou estresse em toda a população brasileira, elevando sobremaneira as exigências com os governantes, especialmente no que diz respeito a serviços de saúde.

É preciso considerar também a aceleração que as redes sociais provocam na variação dos entendimentos sobre a performance das autoridades. Esse motivo permite que a foto de junho seja radicalmente alterada em pesquisa futura.

O atual governador Ibaneis confirma sua liderança na intenção de voto da população do DF, com somente 19,9% e pouca vantagem sobre Reguffe (19,3%), seguido de perto por Flávia Arruda (12,6%).

É possível que a baixa intenção de voto no governador seja reflexo do rigor das exigências, porém há possibilidade de elevar as intenções de votos, pelo controle da pandemia, com reflexos positivos nas respostas econômicas e pela possibilidade de realizações do governo.

Izalci, com 7,5% e Leila Barros com 7,0% encerram as opções, porém todos os candidatos perdem para Nulos e Brancos (33,7%), resultado que injeta ânimo em outras candidaturas.

A pesquisa revela, ainda, que Reguffe tem a preferência dos eleitores mais abastados, enquanto Ibaneis possui maior penetração nos assalariados de renda mais baixa.

Ibaneis tem apoio dos evangélicos, enquanto Reguffe possui apoio das outras religiões.

Dos pré-candidatos considerados, Ibaneis tem a maior rejeição com 35,5% dos participantes, provavelmente por reflexo da pandemia e a consequente queda na economia, enquanto Flavia Arruda apresenta 21,7% e Reguffe somente 7,6%.

A pesquisa revela, ainda, que há predominância de eleitores de direita e centro-direita na capital da República e que indicações do Presidente Bolsonaro, ou do líder da esquerda Lula, não deverão influenciar a maioria dos eleitores do DF.

65% dos entrevistados consideram o desempenho do Governador Ibaneis Rocha como regular, bom ou ótimo, avaliação surpreendentemente positiva para período pós pandemia.

É possível inferir que, se as eleições fossem em junho, uma chapa Reguffe/Flávia Arruda teria chance de vencer o pleito.

De qualquer forma, o expressivo contingente optando por brancos e nulos revela que a maior parte do eleitor está indecisa e que uma campanha bem estruturada pode redirecionar a intenção e proporcionar êxito na eleição.

[email protected]

 

[wpforms id=”10384″]

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas