- PUBLICIDADE -

O MAIOR DESAFIO DAS EMPRESAS

- PUBLICIDADE -

O MAIOR DESAFIO DAS EMPRESAS

O maior desafio das empresas tradicionais para se adequarem à era digital está na transformação da cultura, movimento no qual é necessário buscar novos artefatos, mudar normas e abraçar valores alinhados às demandas dos clientes; em alguns casos, reeducar seus stakeholders, além de sentir e olhar o ambiente externo com mais amplitude.

Outro desafio: adotar a prática de desaprender e aprender sempre, de acordo com o ambiente externo e informando a todos; criar layouts abertos, sem divisórias; promover reuniões rápidas; e ter lideranças facilitadoras e um clima de cooperação e aprendizado.

É questão de sobrevivência seguir esse novo formato, entender que o sistema de gestão controladora, centralizadora, que ainda predomina, focado em não permitir erros, é o oposto do modelo de organizações inovadoras da era digital.

Mais: a mudança não pode ser feita pela metade. Todos os envolvidos terão que participar. Quem não aceitar irá trabalhar contra o que um planejamento minucioso e pragmático exige – e não é o velho contra o novo, mas ambos se encontrando, porque a essência do negócio, a razão pela qual ele foi criado, deve ser mantida.

É preciso muita coragem e ao mesmo tempo muito cuidado para modificar a cultura, mas é possível fazê-lo, mostrando aos envolvidos que a transformação não é uma ameaça, e sim uma oportunidade para todos, que possibilitará crescimento individual e organizacional. Passar de um sonho individual para um coletivo, com todos olhando para a mesma direção.

Para as empresas se manterem competitivas, terão que colocar este grande desafio no Planejamento Estratégico, o de transformar a sua cultura. Quanto maior a empresa e seu tempo de mercado, mais difícil e necessário realizar esse processo.

Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] – www.institutolatino.com.br

[wpforms id=”10384″]

[email protected] www.revistadiaria.com.br
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas