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O FUTURO JÁ ESTÁ AQUI

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O FUTURO JÁ ESTÁ AQUI

 

“O futuro já está aqui; só não está distribuído por igual”. Citação de William Ford Gibson, essa é uma realidade que muitas organizações não percebem ou não querem levar a sério, porém, é o que direciona muitas empresas à falência.

Os produtos ou serviços que irão substituir os seus já estão em algum lugar, em outro país, em produtos substitutos ou na cabeça de seus clientes, principalmente nestes últimos – o que torna imprescindível sair da sua cadeira e ir além dos muros da sua empresa ou do seu setor.

Os pontos de inflexão não podem ser ignorados… mas são. Essa é uma grande verdade. Podemos citar a indústria de curtumes, que não tem observado com atenção os produtos substitutos como deveria, a tal ponto de aceitar que estes usem indevidamente a expressão “couro sintético”. Ora, se é sintético, não é couro. O mesmo com o setor de carne, aceitando “carne de soja” – se é de soja, não é carne.

Como evitar essa armadilha? Entendendo que o futuro de sua empresa já existe. Não aceitar é viver do passado, e este não existe mais; tem importância para ligar os pontos, mas não para atender o seu cliente.

Há várias maneiras para se visualizar esse processo. Utilizamos a observação de Andy Grove: “A neve derrete primeiro pelas bordas, porque é onde está mais exposta”. As empresas, também. Quando o Conselho, o CEO e a equipe principal ignoram o que acontece na parte externa do seu negócio, não ouvindo os funcionários que estão nas bordas, negam-se a dar razão a seus clientes e acreditam que nunca serão vencidos pelo concorrente.  

Não temos dúvida: os pontos de inflexão deixam claro as necessidades de mudanças e o futuro já está aqui. Para continuar no jogo, é necessário mover as pedras do tabuleiro. E não dá para ficar repetindo todo ano a mesma estratégia.

Hélio Mendes-Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] – www.institutolatino.com.br

 

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