- PUBLICIDADE -

ALGUNS ERROS DOS CEOs

- PUBLICIDADE -

 

Alguns erros dos CEOs

 

O CEO é o presidente ou diretor-executivo da empresa, o principal responsável pela gestão. Considerado a cabeça da organização, o uso racional de seu tempo é um investimento essencial para o negócio. Quando competente, influencia até o modo de vida dos demais participantes.

Enquanto tudo está bem, recebe todos os louros, porém, quando a empresa está indo mal, como no futebol, uma das opções do Conselho é trocá-lo por outro. Uma das saídas mais comuns é o próprio CEO encontrar alguns culpados, mas, é bom lembrar que em tudo o que acontece ele é o responsável ou corresponsável.

Dentre os muitos erros dos CEOs está o de não ouvir, não dando abertura para pessoas fora dos postos de comando levarem a ele o que acontece no dia a dia. Outro é tratar as equipes operacionais como times de segunda divisão, valorizando somente os mais próximos, ou seja, “os semelhantes”.

Esses enganos levam à não percepção dos pontos de inflexão, os quais são as ameaças e as oportunidades que poderão mudar o negócio ou o setor.

Para não cometer tais erros é necessário ao CEO ouvir e entender a importância do impacto das suas atitudes, começando pela forma como utiliza o seu tempo e reconhecendo que as grandes mudanças exigem habilidades para envolver não só a equipe principal, mas toda a organização – tarefa nada fácil, porque representa ameaça para muitos, a possibilidade de serem retirados de suas zonas de conforto.

E mais: cabe principalmente aos CEOs o cuidar do longo prazo, pois a maioria dos colaboradores está no operacional das empresas e as transformações mais amplas por vezes exigem perder no curto para ganhar no longo, a fim de continuar no jogo.

Por que a gestão tem se tornado mais difícil para os executivos? Porque a sociedade das organizações mudou, o consumidor já não é o mesmo, a “arena” exige cada vez mais preparo para competir. Não dá mais para parecer ser, é preciso ser, de fato, o Sr. CEO.

 

Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. [email protected] – www.institutolatino.com.br

 

[email protected] www.revistadiaria.com.br
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas