Alto Paranaíba, a mais mineira
Fala-se muito mal da política, mas há motivo para isso. Nos últimos anos, a população trocou o hábito de fazer política, de conversar sobre política com o vizinho, com os moradores da sua cidade, para receber a política através da TV e das redes sociais. O cidadão deixou de ser protagonista de sua história, passou de jogador a mera carta do baralho – mas não em Minas.
E, em uma região de Minas, o Alto Paranaíba, ainda se cultiva a boa política, os valores dos velhos partidos ainda existem. Os pseudopolíticos de Brasília criaram legendas, entretanto, na região considera-se que apenas trocaram o rótulo: o conteúdo ainda é o dos verdadeiros partidos, PSD, UDN e PTB. Há um amor pela política, a que visa ao bem comum.
O governador Zema nasceu na cidade de Araxá, a primeira cidade da região, de 1831. Acreditamos que um dos motivos da vitória do governador foi por representar o legítimo mineiro, homem de bons costumes, humilde e apaixonado pelo seu estado. Está recuperando a mineirice e o orgulho de ser mineiro.
Até na economia o Alto Paranaíba conserva a sua tradição, pela grande produção de café e leite, o que contribui também para manter a cultura mineira; e não tem apenas volume, mas qualidade, porque mineiro faz bem-feito e com simplicidade e paixão. Mesmo os que não nasceram na região sentem que pertencem a ela.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. e-mail: [email protected]