A escalada de preços dos combustíveis está preocupando o brasileiro que, desconhecendo a estrutura da cadeia produtiva, perde tempo e energia reclamando com quem não pode resolver o problema.
O petróleo é commodity com preços regulados pelo mercado internacional, o que significa comercialização com base em dólar americano. Como consequência, empresas produtoras de petróleo e seus derivados são dependentes das oscilações de mercado e precificação em US$.
O Brasil produz petróleo suficiente para atender as demandas nacionais, mas pelas características de sua matéria-prima, não tem capacidade produtora de seus derivados, como gasolina e diesel, necessitando importar quantidades suficientes para formar o blend compatível com o parque de refino nacional.
A lógica empresarial determina que o preço internacional do barril de petróleo e, por conseguinte, a paridade do dólar no país estipulem o preço dos combustíveis na bomba.
Controle artificial de preços é instrumento pernicioso e destrutivo, já usado no passado e causador de gigantescos rombos nas contas da Petrobrás, despencando seu valor de mercado.
Ilustrando em comparação simplificada, o que muitos consumidores solicitam, por desconhecimento, se assemelha a uma prefeitura que, ao se deparar com elevação dos preços, por exemplo, de artigos importados em determinadas lojas do município, obrigue comercialização em valor máximo para venda, abaixo do valor de compra pela loja. Certamente, essas lojas irão à falência, destruindo empregos e arrecadação.
De outra forma, subsidiar é desviar recursos públicos de áreas como educação, saúde e segurança para tentar artificialmente “corrigir” o que o mercado internacional busca equilibrar.
Não é função do Estado resolver questões de mercado. Temporários desequilíbrios devem ser solucionados pelo próprio mercado.
Enquanto o equilíbrio não se recuperar, o consumo deve se direcionar para produtos domésticos ou bens de características e finalidades similares, mas de custo acessível.
A dimensão da demanda, determinada pelo consumidor, é vital para a definição do preço de qualquer produto.