- PUBLICIDADE -

BARRA DO PIRAÍ NA REGIÃO

- PUBLICIDADE -

     ARTIGO     

 BARRA DO PIRAÍ NA REGIÃO 

Volta e meia o cidadão sente necessidade de acompanhar a situação de seu município, saber um pouco mais sobre a atual condição de sua cidade.

Como, além da necessidade de superação diária, o município concorre com seus pares da vizinhança, uma avaliação comparativa entre municípios da região pode fornecer diagnóstico esclarecedor.

Barra do Piraí está localizada na região sul fluminense, onde despontam municípios como Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, Resende, Valença, Vassouras e Volta Redonda, conjunto constituído por oito municípios de relevante potencial econômico, com área de 4.820 Km², população ao redor de 860 mil habitantes e PIB da ordem de R$ 35 bilhões.

Desse conjunto, Barra do Piraí participa com 12% em território (terceiro lugar), 11% em população (quarto lugar) e 7% em produção de riqueza ou PIB (quinto lugar).

Primeira observação: Resultados econômicos exigem mais do que possuir dimensões territoriais e populacionais.

Quando se analisa a participação do barrense nas riquezas produzidas pelo município (PIB per capita), Barra do Piraí se coloca em último lugar entre os municípios da região considerada.

Segunda observação: Para os padrões da região e para o tamanho da população, Barra do Piraí pouco produz.

Como consequência, a decorrente fragilidade econômica submete o município a um limite de pessoal ocupado que alcança somente 16% da população, mais baixa participação de munícipes com carteira assinada na região.

Terceira observação: Com baixa produção, a oferta de empregos em Barra do Piraí é insuficiente para o tamanho de sua população.

Certamente, o sistema de ensino possui forte impacto nesses resultados. Avaliando comparativamente os últimos números disponíveis do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do ensino público fundamental, tanto para anos iniciais, quanto para anos finais, Barra do Piraí se apresenta em penúltimo lugar entre os municípios considerados.

Quarta observação: Para os padrões da região, o ensino público barrense apresenta crítico desempenho.

Em quadro de baixa capacitação e baixa produção, não há espaço para a competitividade do município evoluir, conforme constatado na última edição do Ranking de Competitividade de Municípios.

Ao considerar municípios com população acima de 80 mil habitantes, o Ranking de Competitividade avalia 33 municípios no Estado do Rio de Janeiro, linha de corte que admite somente quatro municípios da região em consideração (Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende e Volta Redonda).

Entre os 33 municípios do Estado, Barra do Piraí está classificado em 20º lugar (parte inferior da tabela) e em último lugar entre os quatro municípios da região.

Quinta observação: quando chamado a competir, o município de Barra do Piraí concorre em desvantagem com seus vizinhos.

A análise do conjunto de indicadores leva à preocupante conclusão: a performance de Barra do Pirai é precária, incompatível com o potencial do município, restringe o crescimento e contribui para o desequilíbrio social.

Obviamente esses indicadores não esgotam as possibilidades de avaliação de desempenho, havendo critérios alternativos que podem até sugerir avanços localizados, porém os parâmetros básicos considerados abrem os olhos e revelam dura realidade.

De qualquer modo, as autoridades responsáveis não necessitam desse artigo para conhecerem o quadro e certamente analisam profundamente o cenário para corrigir rumos e reordenar a economia do município.

Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.
[email protected]
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas