IA PODERÁ INDUZIR VOTO AOS ÉTICOS E/OU AOS NOCIVOS NAS ELEIÇÕES
Interessantíssimo o artigo publicado na REVISTA DIÁRIA pelo Articulista e Consultor de Empresas Hélio Mendes, intitulado: Inteligência Artificial é o Santo Graal para as Campanhas Políticas. (Leia o Artigo ao final do texto)
Sabemos que a IA desempenhará um papel importante nas campanhas políticas, com seu uso direcionado desde a análise de dados para entender o comportamento dos eleitores até o uso de “chatbot”, que é um programa de computador projetado para simular conversa humana, especialmente por meio de texto ou voz, com o objetivo de interagir com os usuários e responder às suas perguntas nas redes sociais.
A IA também poderá ser usada para personalizar mensagens de campanha, segmentar os eleitores com base em suas preferências e interesses, identificar e combater a disseminação de notícias falsas e a desinformação durante as eleições. Seu uso, porém, poderá ser usado para “fabricar” falsas verdades.
Lendo um simples texto poderemos fazer a leitura do lado bom de um candidato, mas, ao “virarmos a folha” seu lado ruim poderá surgir, ou melhor, ser “estruturado” de forma desfavorável e mentirosa por esta tecnologia.
Importante garantir o uso desta potente ferramenta (IA) nas campanhas políticas de modo transparente e ético, respeitando a privacidade dos eleitores e evitando a manipulação indevida dos dados.
Caso contrário, aquele que para nós poderia se o ético, o verdadeiro, poderá sofrer uma reviravolta em sua avaliação, passando ser o “lado ruim” para os eleitores.
Da mesma forma, àquele que poderia ser o nocivo, o mentiroso, o mesmo de sempre, não mais será o intragável, o malfeitor. Será visto como o “lado bom”.
Ambos, poderão mudar de perfis num piscar de olhos, como num passe de mágica. Tipo: plim, plim!
E AGORA, JOSÉ?
Publicado por Aluizio Torrecillas | Revista Diária
SUGESTÃO DE LEITURA: Inteligência artificial é o santo graal para as campanhas políticas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É O SANTO GRAAL PARA AS CAMPANHAS POLÍTICAS