A Revista Diária entrevista mais um dos fundadores do Grupo Marketing Político – GMP, o professor e consultor de gestão e estratégia Hélio Mendes, autor dos e-books Marketing Político Ético e Planejamento Estratégico Reverso.
Qual o propósito e o diferencial do GMP no setor do marketing político?
O nosso propósito é contribuir com a melhora das campanhas. A diferença é que adotamos a cultura das organizações exponenciais e a utilização ética da Inteligência Artificial (IA) e temos como premissa que os modos operantes do passado ficaram para trás – um bom exemplo: “sem internet não existiria Obama” –, além de conhecermos a política e sabermos atuar nas redes sociais.
Você é autor do e-book Marketing Político Ético e criador da metodologia Planejamento Estratégico Reverso. Qual a importância para as campanhas e as empresas?
A aposta que fazemos é que a verdade será o núcleo da estratégia e que o principal valor de um candidato é ser ético. O PER – Planejamento Estratégico Reverso permite identificar os pontos de inflexões, seja para as empresas, seja para uma campanha política. Essa nova metodologia acelera e antecipa as decisões, traz o futuro para o presente, valoriza e ao mesmo tempo relativiza o fator tempo, por não ser cartesiana.
Qual a sua visão de estratégia, considerando as novas tecnologias e o PER?
A estratégia passa a ser formada por vários pequenos ciclos, como “bolhas de sabão feitas por uma criança”: são muitas e se dissolvem rapidamente. Cada bolha cria emoções e engajamentos de eleitores ou de consumidores de segmentos diferentes, de forma exponencial; dessa forma exigindo mais competência, criatividade e capacidade de análise. As estratégias nascem das pesquisas on-line e de reuniões de cocriação; as ações são implementadas em tempo real, com objetivo de criar intercâmbio permanente entre o candidato e o eleitor.
Como foi o Primeiro Seminário GMP de Marketing Político, realizado na ESAMC – Uberlândia no dia 21 de outubro de 2023?
Foi além das nossas expectativas! Vamos ministrar seminários presenciais em Uberlândia e nas principais cidades da região e, à distância, em dois ou três formatos: Marketing Político Básico e Avançado com ênfase em IA, a partir de março. Ofereceremos pesquisas e consultoria a campanhas de prefeitos e vereadores em 2024; a presidente, governadores e senadores no âmbito regional em 2026; e a legislativos e executivos, com a missão de contribuir com a sustentabilidade durante seus mandatos.