VARIEDADES
COMPORTAMENTO
O que é o lovebombing e por que é perigoso?
Você já foi vítima de lovebombing? Pode parecer romântico, mas também o início de um relacionamento ruim! Veja na galeria (ao final da matéria) quais são os sinais de que está submetida a este tipo de comportamento.
Manipulação
O termo lovebombing foi originalmente usado para descrever as técnicas manipuladoras de cultos. Essas organizações enchem os novos membros de afeto para desarmá-los e ganhar controle sobre eles.
Um tema quente
Segundo a Harper’s Bazaar, o termo é viral nas redes sociais. A hashtag #LoveBombing foi visualizada 360 milhões de vezes no TikTok. Reconhecer o lovebombing é crucial, pois esse comportamento pode, rapidamente, transformar-se em perseguição ou violência psicológica.
Como reconhecer?
Essa forma extrema de atenção, frequentemente acompanhada por promessas que, posteriormente, não são cumpridas, é levada muito a sério por especialistas em saúde mental.
Lovebombers querem avançar muito rapidamente
Segundo a revista Quest, as pessoas que praticam o lovebombing desejam avançar rapidamente no relacionamento. Elas discutem um futuro conjunto desde o primeiro encontro, por exemplo, ou começam imediatamente a planejar férias para o casal.
Elogios genéricos
Além disso, quem o pratica costuma usar elogios genéricos, em vez de destacar qualidades específicas. Parece um mestre em conquistar sua vítima, mas se você examinar seus comentários de perto, poderá perceber que são superficiais e pouco autênticos.
Dão (e pedem) muita atenção
Muitas ligações, muitas mensagens e muitos presentes podem parecer divertidos no início. No entanto, também podem ser sinais de lovebombing.
Asfixia
Esse comportamento pode levar à asfixia, já que seu novo interesse amoroso exigirá cada vez mais atenção. E não importa quanta seja dada, ele sempre buscará mais, o que pode levar à exaustão.
Todo o tempo do mundo
Além disso, os lovebombers querem estar com você o tempo todo, o que significa pouco tempo para si mesmo. Isso também implica pouco tempo para refletir sobre seu novo relacionamento ou discuti-lo com seus amigos.
Falsa intimidade
Pessoas que praticam o lovebombing tendem a revelar seus segredos mais profundos no início do relacionamento. Isso pode ser uma tática para criar uma falsa sensação de intimidade.
Identifique as red flags
Entender os sinais de alerta do lovebombing é crucial. Fique atento a elogios excessivos, planos exagerados para o futuro e falta de respeito pelos seus limites quando começar um novo relacionamento.
Discuta seus sentimentos
Se você sentir que está sufocado, discuta seus sentimentos com seu parceiro. Se isso não ajudar, busque apoio de amigos, família ou um profissional. Conversar sobre sua experiência pode ser esclarecedor.
Sentimentos genuínos
Evite compromissos rápidos com seu novo interesse amoroso. Aproveite para se conhecerem. Não se deixe tentar por promessas sobre o futuro até ter certeza de que os sentimentos são genuínos.
Perigoso
O lovebombing é perigoso porque muitas vezes é difícil de detectar. No início, parece apenas um interesse amoroso comum. Afinal, quem não gosta de receber atenção? No entanto, com o tempo, isso pode levar a danos emocionais sérios.
Cuide do seu próprio bem-estar
Sempre cuide do seu próprio bem-estar ao conhecer alguém novo. A melhor maneira de se proteger contra comportamentos manipuladores é conhecer os sinais e estar ciente dos perigos do lovebombing. Certifique-se de estabelecer limites saudáveis. Se precisar de mais apoio, consulte fontes confiáveis online ou considere terapia.
Fonte de pesquisa: O que é o lovebombing e por que é perigoso? (msn.com)
SUGESTÃO DE LEITURA: NOVA PROFISSÃO: CELEBRANTES DE CASAMENTOS