- PUBLICIDADE -

A SAÚDE COMEÇA NO INTESTINO

- PUBLICIDADE -

A SAÚDE COMEÇA NO INTESTINO

O estômago foi feito para ser extremamente ácido.

O estômago possui propriedades secretoras e motoras e grande papel na saúde digestiva. No estômago é liberado ácido clorídrico para digerir os alimentos. Esse mesmo ácido ajuda a matar bactérias, parasitas e fungos que possam estar presentes nos alimentos. Caso você tenha pouco ácido o risco de crescimento excessivo por fungos, bactérias e parasitas aumenta. Por sua vez, caso tenha muito ácido aumenta o risco do desenvolvimento de úlceras.

Embora seja um ácido classificado como forte e bastante agressivo, o HCl não atua sozinho na quebra dos alimentos dentro do estômago. Na verdade, sua principal função é criar um ambiente ácido e propício para que as enzimas “acordem” e comecem a trabalhar com o máximo de eficiência possível.

Um estudo publicado em 1997 na revista científica Gastrointestinal Endoscopy demonstrou que uma lâmina de barbear se tornou frágil e facilmente quebrável depois de 24 horas de exposição ao ácido gástrico in vitro. No final desse período, o objetivo tinha perdido quase 40% da sua massa original. O ácido clorídrico é muito corrosivo. Mesmo em concentrações baixas e medianas (como dentro do estômago), ele é capaz de destruir uma série de objetos.

Além disso, o suco gástrico contém ainda o muco protetor. Secretada pelo próprio estômago, essa substância cria uma barreira protegendo a mucosa interna contra a ação do ácido. Em situações normais e de equilíbrio interno, o muco protetor é suficiente para evitar lesões.

A saúde começa no intestino!

Publicado por: Carla Menna | https://www.instagram.com/tudo.sobre.intestino/

REPUBLICADO POR:  Revista Diária | Aluízio Torrecillas

 

Aluizio Torrecillas

Aluízio Torrecillas | Especialista SR em Relações: Institucional, Corporativa e  Governamental. Gestor em Marketing, Ombudsman, Gestor de Conflitos, Humanista, Espiritualista. Colunista no portal Revista Diária – www.revistadiaria.com.br | TikTok: @aluizio.torrecillas

 

SUGESTÃO DE LEITURA: COÁGULOS SANGUÍNEOS (TROMBOSE): POR QUE FALAR SOBRE ISSO?

COÁGULOS SANGUÍNEOS (TROMBOS): POR QUE FALAR SOBRE ISSO?

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas