Arritmia Cardíaca: Por que é Importante Falar Sobre Isso?
Por Eva Costa
A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada por alterações elétricas que modificam o ritmo das batidas do coração. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com essa condição, resultando em mais de 320 mil mortes súbitas atualmente.
Pois bem, nesta semana, tive a oportunidade de realizar uma Consulta de Enfermagem de uma paciente que iria passar por uma ablação. Ela estava visivelmente ansiosa, acompanhada de suas filhas e me olhava com olhos brilhantes de medo e incerteza.
Perguntei se ela sabia qual procedimento iria realizar. A paciente respondeu que a equipe já havia explicado, mas por ser leiga, não tinha compreendido completamente. Então, decidi explicar novamente de uma forma mais acessível e comum.
Expliquei o que era uma arritmia, dizendo que a condução elétrica no coração guiada pelo nó sinusal, que envia comandos e, às vezes encontram distrações ao longo do caminho, desviando-se do trajeto correto. Para ilustrar, usei uma metáfora simples: perguntei se ela conhecia o bairro onde estávamos, e ela disse que sim. Disse que era como se ela saísse do hospital com destino ao shopping Plaza, mas durante o caminho está ao invés de seguir para o shopping que passaria antes em algumas lojas ao longo do trajeto, perdendo a direção e o foco e talvez nem chegando ao shopping que seria o destino final.
Resumindo para ela, que a ablação como procedimento tem como objetivo impedir essas distrações no trajeto elétrico do coração.
A alegria dela ao entender foi contagiante.
Ela ficou muito feliz e até brincou, perguntando se não havia uma maneira de fazer uma “ablação”, nas escolas, já que muitos alunos saíam de suas casas para irem à escola e se desviam no caminho.
Prometi que iria pensar na ideia.
Portanto, quero compartilhar um vídeo em imagem 3D de uma área específica do coração, onde foi realizada uma cauterização dos focos de distração. Observe que toda a área colorida no vídeo representa as regiões tratadas com sucesso.
E você ? Como tem ajudado seus pacientes a entenderem melhor seus tratamentos?
Fonte Vídeo: produção própria
Eva Costa. Enfermeira Intervencionista I Intensivista I Transição do Cuidado I Mentora de Carreira e Cuidados | @enfevacosta
Perfil de Eva Costa no linkedin | https://www.linkedin.com/posts/eva-costa-enfermagem_por-que-falar-sobre-isso-recentemente-activity-7211763491290943490-iiyg?utm_source=share&utm_medium=member_ios
Republicado por:: Aluizio Torrecillas | Revista Diária
Aluizio Torrecillas | Especialista SR em Relações: Institucional, Corporativa e Governamental. Gestor em Marketing, Ombudsman, Gestor de Conflitos, Humanista, Espiritualista. Colunista no portal Revista Diária – www.revistadiaria.com.br | Redes Sociais: @aluizio.torrecillas
SUGESTÃO DE LEITURA: COÁGULOS SANGUÍNEOS (TROMBOS): POR QUE FALAR SOBRE ISSO?