O ENSINO BARRENSE PELO IDEB
O sistema de ensino brasileiro recebeu, nessa semana, as informações de desempenho coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, consolidadas nos resultados do Índice de Desenvolvimento Básico da Educação – IDEB, relativo ao ano de 2023.
O Estado do Rio de Janeiro apresentou desempenho abaixo da crítica ao retroceder ao patamar de 2009 e assumir a penúltima posição no ranking dos estados, superando somente o Rio Grande do Norte. Adiciona-se ainda que as mais baixas notas para o aprendizado de língua portuguesa e de matemática foram obtidas pelos estados da Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro.
Surge, imediatamente, a preocupação com o grau de contágio que essa performance pode causar aos municípios do estado. Sem dúvida, fica cada vez mais difícil utilizar o modelo de ensino fluminense como referência, pelo risco que passa a representar ao desenvolvimento do município.
Os resultados do ensino barrense mostram estagnação na última década. Em outras palavras, o ensino barrense de 2023 ocorreu no mesmo patamar do de 2015 (gráfico abaixo). Enquanto isso, o município vizinho de Volta Redonda apresentou constante evolução, obtendo ganhos de quase 30% em seus resultados.
Registre-se que a avaliação realizada pelo INEP, em 2021, foi prejudicada pela ainda manifestação da pandemia, acarretando o uso do “continuum curricular” que desaguou em elevadas taxas de aprovação, distorcendo resultados do IDEB.
Em que pese o quadro crítico, o ano eleitoral de 2024 pode ser visto como oportunidade para Barra do Piraí ao oferecer a cada candidato retratos, ainda que desconfortáveis, dos resultados municipais e, com eles, a chance de mergulhar em análises (aprendizado, anos iniciais, finais e ensino médio) e de formatar projetos, definindo estratégias e metas considerando o aluno como princípio, meio e fim de todas as decisões, como forma de resgatar a histórica qualidade do ensino barrense.