LEÕES E HIENAS EM PRESIDENTE PRUDENTE
Temos que aprender diferenciar os candidatos “Leões” dos candidatos “Hienas”.
Assim como vivemos no reino humano, e alguns buscam reinar no mundo político, animais como leões e hienas convivem no reino animal, na busca pela sobrevivência.
Figuras como “leões” e “hienas”, retratam bem a dinâmica de lealdade e traição a que estamos acostumados a vivenciar no reino político.
O “leão” humano, podemos simbolizar como aquele que se posiciona forte, corajoso e dominante. É reconhecido pela coerência entre o que promete e o que cumpre. Tem histórico de realizações na política e na vida profissional. Os candidatos “leões”, prometem e cumprem, buscam com profissionalismo e honestidade solucionar os problemas de uma comunidade, transmitindo confiança e probidade.
O “hiena” humano, pratica um comportamento mais oportunista, astuto e, por vezes, visto como traiçoeiro. É reconhecido como aquele que, em vez de enfrentar os problemas diretamente, se aproveita da fraqueza ou situação dos outros para ganhar vantagem. Os candidatos “hienas”, fazem promessas e possuem histórico de não cumpri-las, evitam confrontos diretos, mudam de posição conforme lhes é conveniente e exploram oportunidades de maneira egoísta.
Temos que ter muito cuidado com as acusações pessoais. Muitas vezes, um candidato pode querer se apresentar como um “leão” do passado, mas agir como “hiena” após ser eleito. Da mesma forma, alguém que pode ter sido caluniado como um “hiena”, se tornará “leão” eficaz.
Entender quem são os “leões” e/ou os “hienas” na vida política, exige de nós muita reflexão.
POSTURA ÉTICA E MORAL DOS LEÕES E DOS HIENAS:
O candidato “leão” é aquele que busca o bem comum, mesmo que isso traga sacrifícios pessoais ou desgaste político. Suas decisões são mais transparentes e voltadas ao interesse público.
O candidato “hiena”, em contraste, está associado a histórico de corrupção e à exploração de brechas no sistema. Esse tipo de candidato usa discursos populistas, e costuma tomar decisões que beneficia apenas um pequeno grupo ou a si mesmo.
APOIO DE GRUPOS E ALIANÇAS DO LEÕES E DOS HIENAS:
O tipo de alianças que os candidatos formam também pode ser um indicativo. O candidato “leão” tende a buscar apoio em pessoas ou grupos com princípios semelhantes aos seus, evitando alianças que comprometam sua visão ou sua integridade.
Já o candidato “hiena” faz alianças de conveniência com pessoas ou grupos de interesses duvidosos, desde que isso traga vantagens pessoais ou eleitorais.
ELEITORES, TEMOS QUE SER MAIS QUE PRUDENTES! SE ERRARMOS AGORA, SÓ TEREMOS OPORTUNIDADE DE ACERTAR DAQUI 4 ANOS.
Aluizio Torrecillas | Especialista SR em Relações: Institucional, Corporativa e Governamental. Gestor em Marketing, Ombudsman, Gestor de Conflitos, Humanista, Espiritualista. Colunista no portal Revista Diária – www.revistadiaria.com.br | Redes Sociais: @aluizio.torrecillas