- PUBLICIDADE -

POLÍTICA&NEGÓCIOS COM LUIZ BITTENCOURT

- PUBLICIDADE -

PINGA FOGO

## O futuro nos pertence

Passada a teatral e bizarra operação de prisão, o planeta continuou girando, o país retorna a pretensa normalidade e a população recupera a responsabilidade de direcionar o seu futuro. Outubro se aproxima a passos largos e todos nós, indistintamente, teremos a chance de reafirmar o que queremos para a nossas vidas, sem selfie e sem receio. Seremos merecedores do que nossa lucidez, ou falta de, escolher.

## Inflação despenca

Março registrou a menor inflação desde o início do Plano Real, com IPCA de apenas 0,09%, acumulando 2,68% em 12 meses, abaixo do piso da meta de 4,5%. Esse resultado reflete a lenta queda no desemprego, que continua alto, promovendo redução no consumo. Promissor cenário que sinaliza redução nos juros (Selic). Inflação controlada garante previsibilidade e segurança aos negócios.

## STF na berlinda

Hoje poderá haver nova tentativa, na sessão do STF, de desautorizar prisão após condenação em segunda instância, enfraquecendo a Operação Lava Jato e o combate à corrupção. Mas o brasileiro é otimista e, mesmo não confiando na Suprema Corte, tem a certeza de Deus é brasileiro.

## Cardápio eleitoral

O leque de ofertas é amplo. Temos Ciro Gomes tentando angariar os votos dos seguidores do ex-presidente Lula, faz discurso a seu favor, mas não compareceu a encenação armada para vitimá-lo. Mais do mesmo, tentando repaginação. Joaquim Barbosa, se conseguir a indicação do Partido, será novo no processo com a mesma estratégia de Ciro Gomes, porém fingindo se esquecer de que foi o algoz do PT no degradante Mensalão. Do outro lado, Bolsonaro parece estar consolidando sua caminhada de contraponto ao ex-presidente Lula, enquanto Alckmim deixa o governo de São Paulo para se candidatar e, perigosamente, perde o foro privilegiado. E, pasmem, Dilma Roussef deve se candidatar ao Senado Federal por Minas Gerais. Apesar de abranger novos e usados, o arcaico mecanismo se mantém. De qualquer forma, prevalece cerrada neblina.

## Sérgio Cabral retorna ao Rio de Janeiro

Segunda Turma do STF decidiu ontem, por 3 (Gilmar Mendes, Lewandovski e Toffoli) votos a 1 (Edson Fachin), devolver o ex-governador Sérgio Cabral ao presídio do Rio de Janeiro, onde foi beneficiário de inaceitáveis regalias (e certamente não as perderá), inalcançáveis pelos presos comuns. Em adição, Ministro Gilmar Mendes determinou instauração de inquérito para investigar motivos e responsáveis pelo uso de algemas no ex-governador.

## Liderança mundial no processamento de carne bovina

A empresa Marfrig adquiriu 51% do frigorífico norte-americano National Beef e se tornou a segunda maior processadora de carne bovina do planeta, perdendo somente para a ainda prestigiadíssima JBS, ambas com o inestimável apoio financeiro do contribuinte, representado nesse episódio pelo BNDES.

Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria e assina a coluna Política&Negócios.

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas