POLÍTICA & NEGÓCIOS COM LUIZ BITTENCOURT
SOLUÇÃO PARA A INSEGURANÇA DO RIO
Governador eleito do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, apresentou proposta para reduzir a criminalidade, autorizando o abate de criminosos que portarem armas nas ruas. Considerando o total descontrole da segurança no Estado, no limite de uma guerra civil, e considerando ainda que quem sai às ruas com armas à mostra encontra-se à margem da lei e decididamente não está com boas intenções, a proposta do governador eleito faz sentido e é bem-vinda. A imprensa, irresponsavelmente, foi contra a medida, exatamente como o atual Ministro da Segurança, Raul Jungmann, com a inaceitável lógica de proteger o criminoso, em detrimento do cidadão de bem. A ausência de amparo legal, não constitui obstáculo, pois sendo de interesse da população, que se adeque a lei. Há projeto de lei no Senado Federal, aguardando parecer jurídico na CCJ, exatamente para presumir legítima defesa ao agente de segurança. Como estamos no limiar de novos e promissores tempos, as propostas devem progredir e finalmente proporcionar segurança à população fluminense.
EMPREGOS PARA O RIO DE JANEIRO
Em situação falimentar, mas com perspectivas de recuperação pela inserção de novas formas de fazer política e tratar o recurso público, o Rio de Janeiro começa a ganhar confiança da indústria. Nissan informou que aumentará em 20% sua produção de veículos, na cidade de Resende, alcançando 125 mil unidades. Aparece a luz no fim do túnel.
TERRORISTA GARANTIDO PELO SUPREMO
Em entrevista a RAI, o terrorista Cesare Battisti, incompreensivelmente não extraditado pelo ex-presidente Lula, declarou que o Presidente brasileiro eleito não tem poder para extraditá-lo porque está protegido pelo STF. Era só o que faltava a Suprema Corte brasileira proteger terrorista internacional.
PUNIÇÃO PARA OS FRAUDADORES DO INSS
Iniciado em agosto 2016, o programa de revisão de benefícios do INSS tem revelado um gigantesco esquema de irregularidades na concessão de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez. Segundo divulgação do G1, de todas as 1,1 milhão de perícias realizadas, 50% encontravam-se irregulares e foram canceladas. Decepciona a enorme quantidade de brasileiros que se locupletam, utilizando ilegalmente de benefícios criminosamente outorgados. O imediato cancelamento da vantagem é exigido, mas não é o bastante. Há que se punir de forma exemplar, tanto o embusteiro beneficiário quanto o inescrupuloso agente público que, incompetentemente ou em cumplicidade, autorizou a fraude.
BOLSA DE VALORES EM VALORIZAÇÃO
A rejeição ao modelo político baseado em ilegalidades e a eleição de um Presidente que representa o antídoto à corrupção levou a Bolsa de Valores fechar o mês de outubro com 10% de valorização. O pregão fechou no dia 31 de outubro em 87,4 mil pontos, segundo maior do ano. O mercado financeiro sinaliza ventos favoráveis.
COM SÉRGIO MORO, BRASIL CONFIANTE
O Brasil ficou em polvorosa. Os cidadãos de bem em incontrolável regozijo e os políticos e autoridades do velho esquema em descontrolado desespero pela confirmação do juiz Sérgio Moro na pasta da Justiça. Há uma agradável sensação em todo o país de que Moro contaminará o governo com o senso de probidade e justiça que exerceu por toda a carreira, sem solução de continuidade para a Operação Lava Jato. A confiança pode ser traduzida no recorde batido pela Bolsa de Valores de São Paulo. Enquanto os governos passados institucionalizaram a corrupção, Sérgio Moro, institucionalizará o seu implacável combate. Projeta-se, no governo, forte agenda anticorrupção e anticrime organizado e o brasileiro, que somente confiava na Operação Lava Jato, agora poderá confiar também no Ministério da Justiça. O Brasil vai mudar.
Luiz Bittencourt é Presidente da LASB Consultoria. Engenheiro Metalúrgico pela UFF é Master of Engineering – McGill University – Montreal/Canadá e Pós Graduado em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. e-mail: [email protected]
www.revistadiaria.com.br