POLÍTICA
ARTIGO com *Luiz Bittencourt
O PORQUÊ DA IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA EM 2020
Toda eleição carrega extrema importância para o município, mesmo que a maioria do eleitorado tenha enorme dificuldade em percebê-la.
O pleito de 2020, porém, se reveste de especial relevância, não só pela difícil situação em que se encontra Barra do Piraí, mas também pelos vetores externos disponibilizando cenário favorável que pode impactar a recuperação econômica do município.
Estamos diante de um benigno cenário para os municípios.
O Brasil vinha submetido a uma recessão renitente e, a partir de 2019, reverteu a tendência. O PIB brasileiro cresceu 1,2% em 2019 e a previsão é de crescimento de 2,2% em 2020 e 2,5% em 2021. Taxa de juros SELIC está em 4,25% aa, devendo se manter em 2020, com inflação controlada abaixo da meta e paridade do dólar um pouco acima de R$4,10, patamar estimulante as exportações brasileiras.
O norte definido pelo governo federal para as relações internacionais concluiu o acordo Mercosul/União Europeia; negocia e está assinando acordos comerciais com diversos países; aproximou o Brasil de Israel, Coreia do Sul, China, Índia, etc. expandindo o acesso de produtos brasileiros a diversos mercados de relevância mundial. Além disso, apesar da incidência do Coronavírus, das articulações comerciais entre EUA e China, etc., não há previsões com sinais negativos para os nossos produtos.
Brasil já é o maior produtor mundial de soja e de proteína animal, assumindo a liderança na alimentação do planeta. Essa posição tende a se estender, pois o crescimento populacional de Índia e China garante demanda por longo período.
É voz geral, e não há motivo para discordar, que o país será destino, a partir de 2021, de robustos investimentos produtivos e somente os municípios competitivos serão capazes de concorrer, com chances de sucesso.
Sabemos também que o ambiente propício que se apresenta, por si só não soluciona problemas, mas facilita o alcance dos objetivos, desde que Barra do Piraí os tenha.
Para surfar nessa onda oferecida pela nova paisagem nacional, o município, seja ele qual for, mas principalmente Barra do Piraí, precisa fazer o dever de casa, equilibrar as contas públicas, desburocratizar, disponibilizar serviços eficientes, produzir políticas públicas de estímulo a produção e oferecer segurança jurídica para atrair investimentos.
Por isso, a escolha em 2020 ganha crucial importância. A seleção do eleitor será determinante para Barra do Piraí passar a ser competitiva, e capaz de concorrer a investimentos, ou para mantê-la fora do circuito de municípios produtivos.
* Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP