Uma empresa surge a partir de uma utopia, um sonho coletivo. Por mais informações e conhecimento que tenham seus fundadores, são pessoas que sonham, que têm uma visão de futuro, de mudar de patamar, do hoje para um local e uma data distantes; algumas com visão de cinco, outras, de 100 anos.
Com a missão de realizar algo que muitos almejam, mas não têm força ou coragem para tanto, são os empreendedores, aqueles que descobriram países, buscam novos planetas, com a missão de melhorar o mundo, sendo às vezes considerados loucos. Mas são os responsáveis por uma vida melhor e estão em todas as atividades que conhecemos.
Trazem no seu DNA valores que poucos têm ou para os quais ainda não foram despertados, como idealismo, coragem, resiliência, determinação, capacidade de correr riscos, de inovar, de acreditar no coletivo e que é possível formar equipes e desenvolver novas competências.
Creem que podem realizar sempre mais, para a sua comunidade ou para um contexto maior.
Criam objetivos e metas para tornar sua utopia, seu sonho em realidade, podendo até comprometer o que herdaram ou o pouco que conseguiram ganhar até a data – ou a sua vida.
E, para atenuar as ameaças, dedicam-se a esse sonho não apenas nas oito horas de trabalho e no sábado, mas de 10 a 12 horas por dia, de segunda a domingo. Boas ou más notícias os fazem trabalhar ainda mais. São tidos como idealistas por uns ou como exploradores por outros, mas não há vida sem eles, porque destes é que nasce a receita de países, estados e municípios, bem como o emprego para milhares de pessoas.
Sempre que escrevemos sobre planejamento, lembramos a frase de um escritor e jornalista uruguaio, Eduardo Galeano: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar”.
Assim é a vida dos que querem deixar um legado para o mundo.
HÉLIO MENDES – Consultor de empresas, foi secretário na área de planejamento e meio ambiente da cidade de Uberlândia/MG – Professor em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG.