- PUBLICIDADE -

PÓS-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

- PUBLICIDADE -

PÓS-PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

No artigo anterior, tratamos dos principais erros na preparação do Planejamento Estratégico. Agora, comentaremos sobre as falhas após a “equipe principal” ter elaborado tal documento.

Uma parte significativa dos planejamentos ainda fica na gaveta, com acesso restrito. O Planejamento Estratégico deve ser compartilhado de forma inteligente com toda a organização. A primeira dificuldade é que poucos sabem o que significa estratégia e sua importância. Ela “é caminho para atingir os objetivos de longo prazo”, evita que a empresa fique na folha, ignorando a floresta.

Se parte da equipe desconhece as intenções estratégicas, não há como se engajar no processo, podendo até atuar contra ele.

O segundo erro é não adequar a estrutura ao planejado. O ambiente empresarial exige mudanças, pequenas ou grandes cirurgias, o que demanda profissionalismo, mais razão do que coração, porque as organizações atuam em arenas. Com isso, todos somos gladiadores. Os que não se alinham aos novos processos são desertores, comprometem a sobrevivência da empresa.

Não basta ter um bom planejamento na gaveta, é necessário disseminá-lo, dividir responsabilidades, adequar com coragem a estrutura, gerenciar com rigor a execução, ter objetivo, foco e “lutar” de acordo com que acontece na arena chamada mercado. Bem-vindo ao mundo real.

Hélio Mendes – Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia. – [email protected] – www.institutolatino.com.br


REVISTA DIÁRIA

BRASIL, EMPRESAS, POLÍTICA, INTERNACIONAL, ECONOMIA, COMÉRCIO EXTERIOR, CIDADE, GASTRONOMIA,BELEZA, SOCIEDADE, TURISMO, ANIMAIS, ENTRETENIMENTO


- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas