O que mencionamos no título deste artigo pode acontecer, apesar de ser uma das campanhas mais difíceis em razão do grande número de concorrentes – e agora também devido a uma boa remuneração. Em Uberlândia, os que forem eleitos em 2024 receberão R$ 26.080,08 entre salário e outros benefícios.
Muitos prefeitos, deputados, governadores começaram a vida pública como vereadores. Temos bons exemplos na cidade de Uberlândia: prefeito Virgílio Galassi, ministro Homero Santos… deixaram um grande legado.
Tudo começa com uma decisão pessoal, algo que precisa ser pensado, pois quem entra e tem sucesso geralmente não sai mais. Muitos o fazem para ter vantagem pessoal; outros, por idealismo.
A classe política anda muito desgastada no Brasil, porém, a política é necessária. Não podemos apenas criticar, porque nos três planos necessitamos de bons representantes.
Quando alguém manifesta em um grupo que deseja ser candidato, muitos soltam frases desanimadoras. É um grande erro. Temos que valorizar quem pensa em concorrer numa eleição, é importante estimulá-lo a se preparar, a escolher bem o partido, a entender a maratona que irá enfrentar. Acreditamos que, indiferentemente do resultado, é uma boa experiência de vida.
Candidato idealista não se sente derrotado quando perde uma eleição: ela o revitaliza, aumenta a sua vontade de realizar mais e participar de outras. Ele avalia razões pelas quais não foi eleito, prepara-se para a próxima e, se teve um bom comportamento durante a campanha, vai se sentir bem e será lembrado pelos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
Quem pretende se candidatar deve estudar bem a atividade, porque exige profissionalismo, equipe, recursos para ter sucesso, além de entender que cada eleição apresenta suas particularidades, os cenários mudam muito rápido, o período tem diminuído e em cada eleição “aparecem” novas leis. Predominam práticas pouco republicanas, motivo que tem afastado muitos desse campo. Mas vale a pena quando se tem um ideal. E precisamos de bons candidatos.
Publicado por Hélio Mendes | Revista Diária
Hélio Mendes – Autor de Planejamento Estratégico Reverso e Marketing Político Ético, consultor de empresas, foi secretário na área de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de Uberlândia/MG. Palestrante em cursos de pós-graduação e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG. Membro do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, de Brasília.
Sugestão de Leitura: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É O SANTO GRAAL PARA AS CAMPANHAS POLÍTICAS
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É O SANTO GRAAL PARA AS CAMPANHAS POLÍTICAS