Elon Musk está por trás de grandes empresas como a SpaceX, Tesla, X (antigo Twitter) e a Neuralink. Além de suas intenções em criar robôs humanoides, viagens espaciais e carros altamente tecnológicos, o bilionário também declarou que pretende produzir um chip nos próximos anos que promete restaurar a visão de pessoas cegas.
Um homem chamado Marcus House fez uma postagem no X e explicou que seu filho Alex perderia a visão. O garoto só tem 14 anos, mas tem uma doença ocular rara que o afeta.
Elon Musk respondeu pessoalmente:
“Não sei se serve de consolação, mas a Neuralink está trabalhando em um chip de vião que estará pronto em alguns anos. Essa é a próxima área depois de possibilitar a telepatia por meio meio de telefones e computadores para aqueles que perderam sua conexão entre mente e corpo. Estamos esperando por aprovação regulatória para o primeiro teste em humanos.”
O pai do garoto agradeceu e garantiu que está acompanhando a Neuralink de perto. Ele acredita que esses e outros implantes poderão auxiliar não apenas pessoas com deficiência, mas toda a humanidade.
Existe quem não goste deste tipo de proposta, pois acreditam que o uso de chips e implantes pode afetar a privacidade de seus usuários, mas Elon Musk já deixou claro que aprova.
Apesar da questão ética, qualquer pessoa com alguma condição limitante ou deficiência provavelmente gostaria de ter uma tecnologia que a ajudasse.