- PUBLICIDADE -

Enfermeira da UBS de Taguatinga salva vida de pioneiro

- PUBLICIDADE -

Pioneiro vai trocar receita em UBS, e enfermeira percebe detalhe que salva a vida dele. Idoso foi até UBS 1 de Taguatinga para renovar receita, mas olhar atento de enfermeira percebeu problema maior e acabou salvando a vida dele.

A intuição de uma enfermeira da rede pública de saúde salvou a vida de um idoso, pioneiro em Brasília, que chegou na unidade básica de saúde (UBS) 1 de Taguatinga sem saber que estava em condições absurdamente insalubres.
Hermes Vieira Feitosa, 84 anos, foi até o posto apenas para renovar a receita de uma medicação, mas o olhar de Cíntia França, 41, percebeu algo diferente que levou o paciente para a mesa de cirurgia no mesmo dia.
Nós dois fomos conversando e percebi uma hora que ele deu um suspiro, respirou fundo. Perguntei se ele estava bem, verifiquei a saturação e vi que os batimentos cardíacos estavam muito baixos, achei até que o equipamento estava com defeito”, conta a enfermeira. Uma frequência cardíaca normal varia entre 50 a 90 batimentos por minuto. Hermes estava com 24 batimentos.
Hermes, então, passou a ser considerado um paciente cardíaco de alta gravidade, estando em uma situação de emergência. Ainda na UBS, o médico Vinícius Matos continuou o atendimento, fez exames adicionais e chamou uma ambulância, que levou o idoso até o Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Lá, o paciente passou por nova avaliação e foi encaminhado ao Hospital de Base.

 

No Base, Hermes foi submetido imediatamente a uma cirurgia de implante de marca-passo temporário. Na manhã seguinte, sofreu um ataque cardíaco e passou por um novo procedimento para implantar o equipamento permanente. “Depois de tudo, ele voltou aqui à UBS para tirar os pontos, todo feliz e satisfeito. É isso que deixa a gente motivado”, comemora Cíntia.
Hermes também celebra a nova chance de vida. “O atendimento foi ótimo, se não são eles eu tinha me dado muito mal. Amanhã mesmo vou lá fazer um retorno, mas o coração está ‘voando’, melhorou até as vistas”, brinca. A enfermeira que o atendeu ainda cita a importância da atenção primária à saúde realizada na UBS de Taguatinga.
Antigo garçom do Hotel Nacional, Hermes é pioneiro em Brasília e morador da QNG de Taguatinga desde 1962, onde viu a construção da UBS que salvou sua vida, inaugurada em 1980.
Recebemos um paciente que viu a construção da nossa unidade. Tivemos uma atenção, um olhar humanizado, que é o segredo. Olhar o paciente como um todo, não só a queixa que ele traz. Sou grata a Deus a todo o tempo. O que a gente precisa fazer é honrar o que está nas nossas mãos. A gente estudou para isso e tem que trabalhar com maestria.”
Cíntia ressalta o trabalho que toda a equipe vem fazendo naquela unidade básica de saúde. “Somos uma equipe: eu, doutor Vinícius, as técnicas em enfermagem Maria Lúcia, Edileusa e Marielsa, as agentes comunitárias de saúde Azenate e Lusimar.
Juntos podemos fazer sempre o melhor”, finaliza.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/pioneiro-vai-trocar-receita-e-enfermeira-ve-detalhe-que-salva-a-vida?amp_lite?amp=null%3Famp&usqp=mq331AQGsAEggAID&_kit=1

______________________________________________

[email protected]
- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas