Com que combina? Aprenda a harmonizar cerveja com comida
A cerveja sempre está acompanhada de um tira-gosto nos botecos da vida, mas você já pensou em harmonizá-la com outras refeições? Os diversos estilos da bebida casam com uma série de sabores e podem ir dos mais simples aos mais sofisticado, do prato principal às sobremesas.
Se você não sabe nada de harmonização, uma dica é partir do clássico: queijos e embutidos. “Apesar de ser simples, é gostoso”, comenta a sommelier de cervejas Bia Amorim.
Ela aponta alguns cuidados: pegar diferentes estilos de cervejas, começar da mais leve para as mais fortes, estar atento à temperatura ideal da bebida, prestar atenção em todos os sentidos e nas quantidades de comida e bebida. “São alguns goles e algumas mordidas. O paladar não pode ficar entediado. A relação da comida com a bebida não pode ser monótona. O paladar precisa ter uma experiência”, diz.
Para facilitar, é possível pensar em três tipos de harmonização:
Por corte – Quando a bebida limpa o paladar. “Pega um queijo um pouco mais gorduroso e uma cerveja com mais acidez ou carbonatação maior, que vai cortar a gordura. Eu amo fazer cheesecake de frutas vermelhas com uma Lambic ou Fruit Lambic, que são mais ácidas”, exemplifica.
Por complementação – É quando os sabores combinam. “Por exemplo, um queijo mais maturado, mais defumado, com uma cerveja smoke, uma Rauchbier”.
Por oposiçã o – Quando os sabores se chocam. “Pega uma comida picante e harmoniza com uma cerveja lupulada, mais amarga”.
Confira asugestões de harmonizações por estilos:
Pilsen – Cervejas leves e descontraídas, as cervejas Pilsen pedem harmonizações despreocupadas. “Não podem ser pratos com personalidade muito forte, que matem a cerveja”, explica Bia. Segundo a sommelier, elas podem acompanhar bem queijos leves, nozes, amendoins ou castanhas, e pratos que não gerem atrito de sabores, como pastel, croquete e comidas de boteco que tem gordura, mas não tem um sabor muito forte. As de origem tcheca ou alemã podem ser bons temperos para saladas. Bia também cita frutos do mar como camarão, lula e mariscos refogados, de consumo comum em praias, como uma boa alternativa para combinar com Pilsens.
Weiss – Bia comenta que as cervejas de trigo em estilo alemão são um coringa. “Vai muito bem com saladas como uma caprese, uma caesar salad, com aqueles pratos mais leves da culinária japonesa, um queijo de cabra”, comenta. Mas elas também podem ser opção para comida mexicana, pela carbonatação e acidez que apresentam, assim como massas recheadas e comida de boteco.
Vienna Lager – As Vienna Lager apresentam equilíbrio entre o lúpulo e o malte, e casam bem com hambúrguer grelhado. “O lúpulo limpa o paladar”, lembra.
India Pale Ale – As IPAs têm como estrela o lúpulo e vão bem com comidas gordurosas, pois ajudam a limpar o paladar. “Eu gosto muito de IPA com costelinha de porco assada, que você vai comendo até com a mão”, diz Bia.
Rauchbier – As cervejas com característica defumada também combinam bem com pratos mais fortes e gordurosos. “Brasileiro faz muito churrasco, muita feijoada, pratos com feijão preto e embutidos, e a Rauchbier vai bem com eles”.
Porter ou Stout – Cervejas pretas de origem inglesa, com notas de café e chocolate, harmonizam bem com chocolates. “É muito legal ver como as pessoas se surpreendem. Eu costumo colocar no sorvete”, comenta Bia. Mas a sommelier também argumenta que é possível harmonizá-las com presunto cru e queijos azuis, como o gorgonzola.
Fonte: http://g1.globo.com/especial-publicitario/somos-todos-cervejeiros/noticia/2016/02/com-que-combina-aprenda-harmonizar-cerveja-com-comida.html#
VAI UM TIRA-GOSTO AÍ?