15 ANOS DOURADOS
Jovens atendidas pelo Instituto do Câncer Infantil são surpreendidas com homenagem pelos 15 anos.
Tradicional festa foi substituída por presentes e ensaio fotográfico
Há quatro anos, o Instituto do Câncer Infantil realiza uma festa de 15 anos para meninas que já superaram o câncer ou que ainda estão em tratamento, lutando contra a doença que é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes até 19 anos.
Apesar do momento delicado, o ICI resolveu manter a ideia de levar emoção para as debutantes proporcionando um dia marcante na vida delas – considerando todo o cuidado e a segurança necessários em função da pandemia do coronavírus.
A festa, 15 ANOS DOURADOS foi uma ideia do fotógrafo Dionathan Santos. Ela é toda pensada e organizada com a ajuda de parceiros. Sem nenhum custo para as meninas.
Nesse ano, um roteiro especial foi montado para marcar o momento. Todos os protocolos de segurança para assegurar a saúde das jovens e dos integrantes da equipe foram assegurados.
“Diante de todo esse contexto (pandemia) que estamos vivendo, comemorar os 15 anos é fundamental para o resgate da autoestima, o bem estar e a qualidade de vida a muitas jovens assistidas no ICI. Elas vão poder colecionar memórias positivas de um momento especial de suas vidas“, ressalta Mônica Gottardi, Coordenadora do Núcleo de Atenção ao Paciente do ICI.
Em parceria com o instituto, o fotógrafo percorreu mais de 1.700 quilômetros, passando por seis cidades, entre os dias 15 e 23 de setembro.
Foram fotografadas: Livian Guisolfi de Oliveira Macedo, em Bento Gonçalves; Ellen Hoffmann, em Taquara; Sarah Cristiny da Rocha Maciel, em Imbé; Lohana Oliveira da Silva, em Rio Grande; Clarisse dos Santos Martins, em Porto Alegre, Laura Caceres da Silva, de Canoas mas fotografada na Capital; e Tainara Cardoso Kleimpaul, em Itatiba do Sul.
As sete debutantes receberam vestido e sapatos de festa, uma joia e uma caixa de aniversário para que a data seja marcada na história dessas guerreiras. O resultado desses encontros foi eternizado em fotos e vídeo para um álbum personalizado.
Dionathan Santos conta que as meninas não esperavam pela comemoração neste ano, devido à pandemia, e que os familiares ajudaram a montar a surpresa.
“Quando a gente chegou para fazer o book, elas ficaram muito emocionadas, encantadas. Cada quilômetro rodado, valeu. Foi extremamente emocionante viver isso com elas, conhecer a realidade de cada uma. É para isso que existe o projeto. Não é só uma comemoração. É uma celebração à vida” lembra o fotógrafo.
O fotógrafo fez o roteiro acompanhado do cinegrafista Gabriel Poncio, além do motorista da equipe, Diego Brilhante. Todos passaram por teste de Covid-19.
Para acessar os vídeos das debutantes, clique no link a seguir: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1EnOXW-UVfGPSjKvStet_hvm77HbRxBIl
A Revista Diária presenteia as debutantes com esta reportagem