- PUBLICIDADE -

Apo whang-Od, 106 anos.

- PUBLICIDADE -

A Vogue Filipinas surpreendeu o mundo ao estampar na capa da edição de abril a tatuadora Apo Whang-Od, de 106 anos, que se tornou a mulher mais velha a estrelar a renomada publicação fashion.

Editora-chefe da revista no país, Bea Valdes disse que toda a equipe sentiu que Whang-Od representava os ideais sobre o que há de belo na cultura filipina. Assim, o time reforçou a ideia de que o conceito de beleza precisa evoluir, incluindo rostos e formas diversas.

 

Considerada a última e mais antiga mestre de um estilo ancestral de tatuagem, típico das Filipinas, essa senhora de rosto franzino tem a missão de fazer com que essa importante tradição se perpetue. Isso porque a arte dos guerreiros indígenas Butbut só pode ser
passada, oralmente, para parentes de sangue.

 

Tidos como símbolos de nobreza, beleza e virtude, os traços são feitos apenas com uma vara de bambu, um espinho de um pomelo, água e carvão. Praticamente isolada do mundo moderno, Apo Whang-Od só pode ser encontrada no vilarejo montanhoso de Buscalan, a cerca de 15 horas ao norte de Manila.

 

Sua longevidade e mente ativa podem vir justamente desta forte ligação à natureza e hábitos de seu povo, o que a fez praticamente imune tanto às enfermidades físicas e mentais da sociedade contemporânea.

 

A filipina que vive reclusa, alheia aos holofotes e mesmo à sua própria fama, reflete um dos ensinamentos com os quais foi criada: deste mundo, ela só pode levar as marcas em seu corpo. E não há vergonha nisso.

 

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas