Substâncias químicas, liberadas naturalmente pelo cérebro, exercem uma função essencial para o organismo.
Sabe aquela sensação boa de estar apaixonado? De comer uma comida gostosa ou após fazer uma boa caminhada? Um grupo de hormônios conhecidos como “Hormônios da Felicidade” ou do “Bem-Estar” é o principal responsável pela (boa) sensação. São quatro substâncias químicas naturais, também definidas como o “quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
Esses hormônios estão sempre ativos no organismo e se eles não estiverem equilibrados, o corpo pode reagir de forma negativa criando insônia, estresse, ganho de peso e mau humor. O desequilíbrio também pode levar à desmotivação e à tendência a adiar tarefas, e em casos graves, as pessoas podem até desenvolver depressão.
“Os hormônios da felicidade são a dopamina, serotonina, endorfinas e ocitocina e eles têm esse nome de hormônios da felicidade porque produzem sentimentos de alegria, de sensação de bem-estar e contentamento nas pessoas”, explica Bruno Babetto, médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia da clínica Tivolly.