POLÍTICA
ELEIÇÕES 2024
Informativo do Grupo de Marketing Político nº 11/2024
CANDIDATOS E ELEITORES
O Grupo de Marketing Político (GMP) foi formado por profissionais com o propósito de melhorar o nível das campanhas políticas, acreditando que os fins não justificam os meios.
As convenções começaram no último dia 20 de julho. A partir do dia 16 de agosto, os candidatos poderão pedir votos e fazer propaganda livremente. Esperamos que, desta vez, os candidatos façam algo que geralmente não fazem: apresentarem programas realistas e objetivos, e não apenas promessas para ganhar a eleição.
As cidades sempre demandam mais, mas dependem de eleger bons vereadores e bons prefeitos, algo que acontece em poucas cidades brasileiras. Até as eleições, é importante que os eleitores analisem a vida de cada candidato, o que fizeram até agora e se têm competência para legislar ou administrar a cidade. Muitos se tornam “santos” depois que se tornam candidatos, algo inusitado. Começam a frequentar lugares que nunca foram, abraçam pessoas, sorriem mais e melhoram a aparência. Alguns até mencionam Deus em seus discursos.
No entanto, é fundamental que o eleitor não esqueça que os escolhidos vão administrar a cidade por quatro anos. É responsabilidade da equipe de marketing apresentar o candidato, e não “vendê-lo” como se fosse um produto. Se o adversário é melhor, trate de melhorar o seu candidato, e não de maquiar a realidade, porque depois de eleito, com as redes sociais, podem surgir sérios problemas. O profissional e o eleito perdem a credibilidade quando isso acontece.
Hélio Mendes – Consultor de Estratégia empresarial e política.
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SUGESTÃO DE LEITURA: CANDIDATOS E ELEITORES CONSCIENTES