- PUBLICIDADE -

Barra do Piraí ganha competitividade.

- PUBLICIDADE -


Ganhar competitividade, especialmente em região desindustrializada e com limitada
capacidade de alavancar investimentos produtivos, é imprescindível avanço para ancorar crescimento econômico.

É resultado que tem como maior e mais expressivo significado o efetivo deslocamento de concorrentes no acirrado mercado de captação de investimentos.

Em avaliação elaborada pelo Centro de Liderança Pública – CLP, compilada no Ranking de Competitividade dos Municípios (para municípios acima de 80 mil habitantes) e recentemente divulgada, o município de Barra do Pirai ganhou, de 2020 para 2021, oito posições no Estado do Rio de Janeiro, região que, em tese, concentra seus principais concorrentes.

De um total de 33 municípios avaliados no Estado fluminense, Barra do Piraí passou da 28ª posição no ranking em 2020, para a 20ª colocação em 2021, sendo atualmente mais competitiva do que treze municípios apreciados, entre eles Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo e Japeri.

O avanço barrense é positivo e merece organizado esforço de ampliação na tentativa de descolar Barra do Pirai das baixas performances dos municípios fluminenses, o que vem consolidando o Estado com elevada representatividade na parte inferior do ranking nacional.

A atual equivalência entre a competitividade dos municípios fluminenses e a dos municípios da região nordeste não significa, obrigatoriamente, que Barra do Pirai não possa se desgarrar e construir sua capacidade competitiva.

Diversos são os indicadores que determinam a competitividade do município e impulsionam, na prática, seu crescimento econômico, entre eles dependência fiscal, despesas com pessoal, ambiente de negócios, eficiência na saúde e na educação, inclusão social, emprego e renda, PIB, qualificação de trabalhadores e de funcionários públicos, fazendo jus a ações administrativas transformadoras.

Desafio para Barra do Pirai.


Luiz Bittencourt – Eng. Metalúrgico/UFF; M. of Eng./McGill University/Montreal/Canadá; Pós-graduado em Comércio Exterior/Universidade Mackenzie/SP; Consultor em Relações Institucionais.


 

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

Notícias Relacionadas