Parlamentares e ministros do PSD são homenageados em jantar realizado em Brasília
Sigla, que conta com ministros no governo e reúne a maior bancada da Câmara, avalia que país passa por nova fase
Por Renato Souza
Deputados, senadores, ministros e outros integrantes do PSD foram homenageados em Brasília na noite de ontem. O evento foi realizado no Royal Tulip e contou com a presença da cúpula da sigla a nível nacional e regional. O evento foi organizado como um marco na nova fase do partido, que conta com três ministros do governo Lula e pretende avançar nas pautas desenvolvimentistas nos próximos anos.
O jantar foi realizado em homenagem a Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, ao senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, aos ministros Alexandre Silveira, de Minas e Energia, André de Paula, da Pesca e Agricultura e Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária. Também foram homenageados o senador Otto Alencar, líder do PSD no Senado e o deputado Antonio Brito, líder do partido na Câmara.
O presidente do PSD em Brasília, Paulo Octávio, afirmou que a história da sigla está intimamente ligada com o desenvolvimento da capital federal. Ele lembrou que o então presidente Juscelino Kubitschek era filiado ao partido na época da construção da capital. “É um partido que tem crescido muito. Tem um apelo político diferenciado. Busca a integração, o diálogo, que quer uma democracia forte. É um partido que sempre apoiou o desenvolvimento do Brasil. Na década de 50, ajudou a fazer Brasília. Por isso, nós brasilienses temos uma sinergia muito grande. O PSD deu sustentação política para que o presidente Juscelino fizesse a capital em mil dias. Hoje o partido está em todos os estados brasileiros”, disse.
Atualmente, a legenda conta com 16 senadores e 43 deputados federais, sendo a maior bancada da Câmara. Desde 2010, a presidência do PSD é ocupada por Gilberto Kassab, período em que os integrantes da sigla avaliam como uma nova fase política, que permitiu a atração de políticos de todo o país, tanto a nível nacional, estadual, quanto nos municípios, com vereadores e prefeitos sendo eleitos.
O governador Ibaneis Rocha também participou do jantar e ressaltou que o governo do Distrito Federal mantém contatos frequentes e diálogo em prol de projetos regionais. “É um partido que está na nossa base aqui no DF, contando com dois deputados distritais. Tem nos ajudado bastante. É uma referência nacional, com o Kassab que tem muita influência. Dizem que é o maior centro político de centro que temos no país hoje”, declarou.
Ao longo da noite, os discursos no palco relembraram a história de Brasília e do partido, como as ações de Juscelino para trazer a capital do país para o Planalto Central. O presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, declarou que o diálogo é fundamental para a definição de políticas públicas e diretrizes na gestão do país.
“O PSD é uma das grandes forças políticas do nosso país. Estamos em um momento importante da nossa democracia. Este evento tem grande importância, pois estamos no momento de definir caminhos e diretrizes para que a gente possa caminhar de forma sólida. Daqui saem propostas para o desenvolvimento”, destacou.
O senador Otto Alencar, um dos homenageados, afirmou que neste momento é importante que parlamentares deem estabilidade ao Poder Executivo. “O PSD é um partido que se coloca e centro social. Defende projetos importantes e está apoiando o governo para que se possa dar o caminho para grandes temas nacionais, como o arcabouço fiscal, que está na Câmara e vai para o Senado. Tem projetos na área de construção civil, que são relevantes para a infraestrutura e geram empregos, pois precisam de mão de obra. Nossa responsabilidade agora é dar estabilidade e governabilidade ao presidente Lula”, destacou.
_______________________________________________________________